Pop e Art

Cantora trans Anohni é indicada ao Oscar, mas decide boicotar a academia

.
Pela primeira vez, a cerimônia do Oscar – que ocorre neste domingo (26) – conta com uma cantora transgênero entre os indicados de melhor canção original: Anohni. Ela compôs em parceira com J. Ralph a faixa “Manta Ray”, do documentário “A Corrida Contra a Extinção”, mas nem tudo são flores.

Apesar de estar surpresa com a indicação, Anohni amargou ter visto o seu nome cortado da lista de apresentações ao vivo da cerimônia. Ao contrário dos eventos anteriores, os produtores decidiram incluir apenas três das cinco músicas indicadas ao Oscar. E a dela estava de fora.

Vão estar no Oscar apenas as faixas Til it Happens To you (The Hunting Ground), Writing’s On The Wall (007 Contra Spectre) e Earned It (Cinquenta Tons de Cinza) que são cantadas na voz de Lady Gaga, Sam Smith e The Weekend. Além de Dave Grohl, que vai se apresentar sem ter sido indicado em nenhuma categoria.

Sendo assim, Anohni decidiu boicotar o Oscar e escrever uma carta pública. De acordo com ela, os executivos escolheram “apenas performances de cantores que são comercialmente viáveis” e que se sentiu humilhada por ser apontada pela mídia apenas como “uma das artistas que foi cortada da academia”. “Estão me dizendo que eu deveria ir à cerimônia, pois passar pelo tapete vermelho ajudaria a minha carreira. Até tentei entrar em um avião para Los Angeles, mas os sentimentos de vergonha e raiva me impediram”.

Ela alega que o fato de ser trans e o tema da música, que fala sobre ecocídio, podem sim ter motivado a exclusão. “Da mesma maneira que o aquecimento global não é um evento isolado, uma série de eventos foi criada para mim ao longo dos anos para me prejudicar. É um sistema de opressão social e poucas oportunidades para pessoas transgêneros que foi imposto pelo capitalismo nos Estados Unidos para esmagar nossos sonhos e nosso espírito coletivo”.

Ela aproveitou para fazer outras críticas à cerimônia e ao sistema de premiação: “Eu não estarei embalada junto com algumas baladas bem intencionadas manufaturadas e um pouco de peito e bundas. Não se esqueçam que muitas dessas celebridades são troféus de corporações bilionárias cuja única intenção é te manipular para conseguir seu consentimento para que você lhes dê até o último centavo. Eles são pagos para sapatear enquanto Roma está em chamas”.

Para quem não conhece, Anohni teve a carreira consolidada na banda britânica Antony and the Johnsons, onde lançou quatro álbuns. Já recebeu prêmio do Mercury Music Prize pelo álbum I Am a Bird Now (2005) e também teve músicas em filmes como “Jogos Vorazes – em Chamas”, “Não Estou Lá” e “V de Vingança”.

Vale ressaltar que a compositora trans Angela Morley foi indicada ao Oscar duas vezes, mas sua contribuição estava como compositora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.