Pop e Art

O que é transfobia? Travestis e transexuais explicam em campanha; assista

Por Neto Lucon

O Fórum Paulista de Travestis e Transexuais, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, divulgou neste mês um vídeo da campanha “Transfobia é Uó”. Nela, travestis, mulheres transexuais e homens trans revelam e explica o que é transfobia.

+ Fórum Paulista de TT lança nova campanha; veja

Falando sobre as suas próprias vivências, cada pessoa descreveu o que considera pior do preconceito pela sua identidade de gênero diferente daquela que foi imposta ao nascimento.

A mulher transexual Daisy de Almeida destacou, por exemplo, os seus direitos de cidadã negados. Aline Marques apontou a “morte de travestis e transexuais do Brasil”. Já o ator e jornalista Leo Moreira Sá diz que “transfobia é me desqualificarem enquanto ser humano por ser homem trans”.

A diretora e professora Paula Beatriz abordou a transfobia na escola e disse que o preconceito é o responsável por fazer muitas pessoas abandonarem o espaço, “contribuindo indiretamente e diretamente para a exclusão social”.

O vídeo aborda ainda os relatos de Amanda Marfree – “transfobia é a falta de respeito com a identidade de gênero da população trans – Heitor Marconato – “é quando alguém me pergunta ‘qual é o seu nome de verdade’ quando eu digo que meu nome é Heitor” – Luciano Medeiros – “é não ter direito à saúde por ser homem trans”, dentre outros.

Fernanda de Moraes, a atual coordenadora do Fórum de Travestis e Transexuais, declarou que “transfobia é toda a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans terem os seus direitos civis negados”. 

Assista ao vídeo:

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.