Pop e Art Pride

Conheça 21 pessoas trans que fizeram história na Parada do Orgulho LGBT de SP


Por Neto Lucon
Fotos: Eduardo Moraes (Em Neon) 


A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo completa 21 anos neste domingo (18). Trata-se da maior Parada do mundo e que reúne milhares de pessoas que buscam militar, se divertir e também incentivar a luta pelos direitos da população LGBT.

Embora muita gente ainda conheça apenas como Parada Gay – algo que invisibiliza as demais orientações sexuais e identidades de gênero – é inegável a importância da presença T dentro da manifestação. 

Seja na luta de militantes como Claudia Wonder, na presença de celebridades como Thelma Lipp, em manifestações como a de Kimberly Luciana Dias, protestos como o de Viviany Beleboni, a presidência de Alexandre Peixe dos Santos e temas como a Lei João W. Nery.

Pensando em fazer uma homenagem e resgatar alguns nomes para a atual geração, trazemos 21 travestis, mulheres transexuais e homens trans (são as identidades T do movimento organizado) que fizeram história. Além das nossas fotos de arquivo, contamos com o incrível acervo do fotógrafo Eduardo Moraes, do site Em Neon, que a gente adora e indica (clique aqui).

Confira as fotos:

1- Marcinha do Corinto

Uma das artistas travestis de maior sucesso no Brasil e na Europa, Marcinha esteve presente em várias Paradas. Em 2002, ela brilhou ao ir como índia, ressaltando amor pelas origens. (foto: Eduardo Moraes)


2- Claudia Wonder in memoriam
Durante sua trajetória, Claudia (1955-2010) aliou a arte de cantar, performar, atuar e militar. Também deixou sua marca nas Paradas. Esta é de 2006. (foto: Eduardo Moraes)


3- Maite Schneider 
A atriz sempre levou o lado militante para as Paradas LGBT. Em 2010, Maite foi vestida com a grife Heroína, em que dizia que intolerância mata. (foto: Divulgação).


4- Viviany Beleboni
Performance impactante é com ela. Viviany escreveu seu nome na história em 2015, ao mostrar que LGBTs carregam a cruz da LGBTfobia e trazer o debate a nível nacional. (Foto: Divulgação).


5- Divina Aloma
Aloma é uma das artistas mais talentosas do Brasil e que leva o glamour dos tempos de ouro até hoje. Em 2009, esteve toda exuberante e linda, confira! (Foto: Eduardo Moraes). 


6- Léo Barbosa
Ao lado de outros homens trans, Léo desfilou de bengala e mobilidade reduzida na Parada de 2015 no chão e também em cima do trio. Eles vestiram a camiseta do IBRAT com a frase: “Juntos somos mais Fortes”. (Foto: Neto Lucon). 


7- Kimberly
Militante, miss e criadora do Mundo T-Girl, Kimberly sempre prepara uma manifestação artística para a Parada. Ela veio de Justiça em 2014, pedindo a provação da PL 5002/2013 – João W Nery -a Lei de Identidade de Gênero. (Foto: Neto Lucon)


08- Brunna Valin
Militante transexual, Brunna esteve nas cores da bandeira trans na Parada do Orgulho LGBT de 2015. (foto: Neto Lucon)


09- Adriana da Silva
Ela é conhecida também como Adrianinha da Parada, por conta do sua atuação na Associação da Parada. Ela faz um trabalho lindo com a população LGBT e como coordenadora das travestis e mulheres transexuais. (Foto: Neto Lucon)


10- Nathasha Dumont e Jaqueline Bedin
As amigas se divertiram muito na Parada de 2001. Vale dizer que Natasha é ícone de beleza, ganhando vários concursos de miss t. (foto: Eduardo Moraes).


11- Antara Gold 
A artista e estilista foi de Mulher Maravilha na Parada de 2008. Atualíssima em 2017, com o filme da super-heroína em cartaz nos cinemas. (Foto: Eduardo Moraes). 


12- Joyce Mendes in memoriam 
Joyce era estudante do Transcidadania, militante e estava sempre presente nas manifestações. Em 2015, fez sua última participação e posou para a gente (foto: Neto Lucon). 


13- Juliana Di Primo e Raphaella Faria 
Em 2002, essas duas estrelas trans participaram da Parada. Quinze anos depois, elas continuam com tudo e mostram que estão ainda mais incríveis. (foto: Eduardo Moraes)


14- Bianca Mahafe
Bianca vai todos os anos na Parada, já chegou ser homenageada pela Associação e sempre investe em um figurino diferente. Esta foi a Parada de 2015: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeitem-me”. (foto: Neto Lucon). 


15- Andréia Albertine in memoriam 
Após o bafo com o jogador Ronaldo, Andréia esteve na Parada no chão em 2008. Com plumas coloridas, ela desfilou no chão ao lado de outras travestis e não quis falar com a imprensa. Andréia morreu no ano seguinte. (foto: divulgação)


16- Claudia Lee 
Vestida com as bandeiras do Brasil, Claudia Lee esbanjou beleza na Parada de 2002. O tema era Educando Para a Diversidade. (foto Eduardo Moraes).


17- Alexandre Peixe dos Santos
Em 2008, Xande era o presidente da Associação da Parada LGBT de São Paulo. Foi o primeiro e único homem trans a ocupar o cargo até então. (Foto: Eduardo Moraes)


18- Mirian Queiroz
Mirian foi com um figurino todo rosa e mandou um “Beijo pras travesti”, clássico de MC Xuxú, na Parada do Orgulho LGBT de 2015. (foto: Neto Lucon).

19 – Pamella Anderson in memoriam
Nas Paradas, Pamella – que era uma das artistas de filmes adultos mais requisitadas da cena – exibida toda a sua beleza nos trios da Parada. Esta foto é de 2007. Ela disse adeus três anos depois. (foto: Eduardo Moraes).


20- Carla Hellen
A diva trans Carla Hellen, que arrasa nas performances, vestidos e dublagens, brilha em um look caprichado para a Parada de 2015 (Foto: Neto Lucon)


21- Thelma Lipp in memoriam


A atriz que abalou os anos 80-90 já esteve na Parada do Orgulho LGBT e atraiu todos os olhares. Na época, Thelma havia acabado de posar para a revista Transex. Infelizmente ela morreu em 2004. (Foto: Eduardo Moraes). 



* Não pense que somente essas pessoas ajudaram, participaram e contribuíram para a manifestação. Esta é apenas uma homenagem e uma maneira de dizer que a sigla T também é responsável e importante pelo sucesso para a maior Parada do mundo. Outras fotos de pessoas incríveis podem ser vistas no Instagram do NLUCON. Clique aqui
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.