Realidade

Câmara do DF aprova lei que regulamenta tratamento à população trans em Sistema Penitenciário


A população trans que estiver inserida no Sistema Penitenciário do Distrito Federal acaba de ganhar um direito a favor de sua cidadania, saúde e reinserção social. Isto porque a Câmara Legislativa aprovou na última terça-feira (13) o substitutivo do projeto de lei número 308/2015, que regulamenta o Código Disciplinar Penitenciário do DF.

O texto diz que detentas travestis e transexuais devem cumprir pena em local apropriado, levando em consideração a vulnerabilidade que elas passam ao lado de homens cis. Elas também terão direito ao uso de roupas de acordo com a identidade de gênero e garantido o direito de usarem o nome social escolhido.

O substitutivo, que foi aprovado em segunda instância, também estabelece normas para a execução das penas e das medidas de segurança nas unidades prisionais administradas pelo GDF e no regime domiciliar. Até então, não existia nada que regulamentasse o tratamento dado ao grupo, que mudava a cada nova gestão.

O texto é de autoria dos deputados Raimundo Ribeiro (PPS) e Rodrigo Delmasso (Podemos), com a contribuição de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), do Ministério Público do DF e dos Territórios, da Vara de Execuções Penais, da Defensoria Pública, da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe)…

Em entrevista ao site da OAB-DF, o presidente da Comissão de Ciências Criminais, Alexandre Queiroz afirma que o texto será muito importante para o sistema prisional do DF, porque traz uma segurança jurídica. “Atualmente o sistema prisional é regulamentado por portaria. Então muda gestor muda completamente a forma de gerir. O texto final foi o melhor dentro do possível, porque foi uma visão de cada um dos órgãos na leitura”, declarou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.