Realidade

Garotinho trans de 9 anos teme retrocesso e chora na sede do governo no Texas

POR NLUCON

Max Briggle é um garotinho trans de nove anos, cuja imagem ganhou a imprensa internacional no fim do último mês. Ele apareceu chorando na sede do governo no Texas e sensibilizou por mostrar que os direitos das pessoas trans estão sendo negadas pelo governo de Donald Trump.

O presidente dos EUA já proibiu a entrada de pessoas trans nas Forças Armadas e, agora, o Estado decide se pessoas trans podem ou não ir ao banheiro de acordo com a sua identidade de gênero (ou seja se homens trans podem ir ao banheiro dos homens, e se mulheres trans podem ir ao banheiro das mulheres). O projeto de lei tramita no Legislativo, mas ainda é uma incógnita.

O direito já havia sido recomendado por Barack Obama às escolas, mas foi revogado por Trump, que deixou que cada Estado tenha a autonomia de decidir e regulamentar a própria entrada nos banheiros separados por gênero. O governador Greg Abbott já manifestou, todavia, que os banheiros devem ser utilizados de acordo com a genitália de nascimento e não com o gênero com o qual a pessoa se identifica.

Diante do possível retrocesso em relação ao banheiro, a mãe de Max, Amber Briggle, publicou a foto do filho chorando e desabafou nas redes sociais. “Esse é o meu filho transgênero aos prantos na sede do governo do Texas. Tenho que admitir que estou cansada de proteger meu filho do bullying de Austin (capital). Isso é triste demais. Ele merece um verão tranquilo com os amigos e não ficar se preocupando com o empurra-empurra político do Legislativo Texano. Não é justo”, frisou.

Ela disse que espera que o post ganhe visibilidade para o assunto. “Esse é um assunto em discussão aqui no Texas e na maior parte dos Estados Unidos. Espero que a foto chame a atenção das pessoas para o assunto e a limitação de direitos individuais que essas leis podem trazer”, afirmou em entrevista ao Huffngton Post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.