Pride

Mato Grosso do Sul terá casa de cultura e acolhida para população LGBT


POR NLUCON

O Mato Grosso do Sul será mais um estado que acolherá pessoas LGBT que sofrem com a expulsão familiar e estão sem moradia e emprego. Conforme noticiou o CampoGrandeNews, o projeto chamado A Casa de Cultura e Acolhida LGBT + MS deve iniciar em pouco menos de quatro meses.

O idealizador é o psicólogo Leonardo Bastos, que trabalha na ONG Instituto Cidadania e Juventude. Segundo ele, é comum jovens LGBT estarem sujeitos à vulnerabilidade social devido ao preconceito, além de estarem próximos dos índices de depressão e suicídio.

“A questão familiar é muito complicada. Em especial para as pessoas trans. Eles sabem que vão encontrar a violência fora de casa, mas dentro esperam encontrar acolhimento e apoio. Ir contra os pais não é algo encarado de forma natural. Envolve culpa e medo. Ouvir ofensas vindas dos familiares cria um conflito interno muito difícil”, declara.

O psicólogo declara que o espaço não pretende ser apenas voltado para a moradia e alimentação, mas que visa dar todo o suporte básico, como apoio psicológico, emocional, jurídico, artístico e oficinas de capacitação. A equipe será multidisciplinar e trabalhará voluntariamente (para quem quiser se inscrever e contribuir com o espaço, basta fazer o cadastro clicando aqui).

Inicialmente, a Casa deve acolher entre 12 a 15 pessoas por vez. A ideia é que cada indivíduo tenha atenção especial, sendo entendidas as demandas e traçadas as estratégias para colaborar com uma vida mais digna, saudável e com estrutura para lidar com os preconceitos.

Embora a previsão anunciada seja de 100 dias, a equipe ainda corre atrás de parcerias do Poder Público e privado para apoiar o projeto. Ainda estuda-se o local onde será a moradia. “Estamos fechado a parte da comunicação visual e vamos trabalhar com cadastramento de voluntários. Esse projeto vai depender muito do apoio das pessoas, da doação individual”, declarou.

Estamos na torcida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.