Eventos Pop e Art

Ocupação TransArte finaliza levando mais de 100 talentos para Belo Horizonte

Por NLUCON

A Ocupação TransArte, que ocorreu durante trinta dias desde o dia 5 de outubro, levou para a Funarte, em Belo Horizonte o melhor da arte feita por e sobre pessoas trans, travestis e drags de vários Estados. Foram 50 produções e mais de 100 artistas.

Dentre vários espetáculos, passaram por lá “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, encenado por Renata Carvalho, a prática de montação “Dandara Através do Espelho”, encenado por Dandara Vital, o espetáculo “Reconstruindo uma jovem Cristal, pela artista Cristal Lopez, e a performance “Código de Honra”, com Caio Jade.

A militante Sissy Kelly, que tem trajetória de seis décadas de muita resistência desde o período da ditadura e trabalhando com populações vulnerabilizadas, foi uma das homenageadas após um dos espetáculos. Emocionada, ela disse: “Assistir Dandara foi como ver a minha vida refletida no telão, detalhe por detalhe”.

Na mostra de cinema, foi exibido o filme Tailor, que fala sobre um cartunista do Rio de Janeiro que começou a desenhar quadrinhos para expressar questões e pessoas trans. É dirigido por Calí dos Anjos. Também contou a exibição de Luana Muniz, filha da Lua, de Rian Córdova e Leonardo Menezes, além de vários curtas.

A Ocupação também contou com oficinas, bem como a de performance e arte queer, com o professor e performer Davi Giordano. Além de simpósios, como mesa dos artistas, encontro com youtubers, como o badalado Lucas Najar, palestras, debates, concursos e espaço para exposição.

Para todo mundo participar, os espetáculos tiveram preços populares para pessoas cis- R$20 (inteira) e R$10 (meia) – enquanto pessoas trans não pagavam. As demais atrações foram gratuitas. Para saber tudo o que rolou e assistir alguns vídeos dos melhores momentos da Ocupação TransArte confira a página oficial do TransArte no Facebook clicando aqui

Parabéns à organização, aos artistas trans que ocuparam o espaço e a todas as pessoas que foram prestigiar este necessário evento cultural e social. Que venham outros!

Confira fotos: 

Cristal Lopez e Sissy Kelly

A atriz Renata Carvalho (a segunda à esquerda) recebe carinho do público

Dandara Vital, Cristal Lopez, Sissy, Pedro Bento (acima)


Caio Jade, em Código de Honra








Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.