Eventos

Curtas sobre travesti que quer ser mãe e ícone trans Gisberta integram exibição na "Casa 1"

Por NLUCON

Quatro curtas brasileiros e com temática trans farão parte nesta quarta-feira (24), às 19h, da programação da Semana da Visibilidade Trans, da Casa 1, em São Paulo. A exibição faz parte da parceria da Casa 1 e do Museu da Diversidade Sexual.

Dentre  os curtas selecionados, está o filme Vaca Profana (2017), com direção de René Guerra. Em 15 minutos, ele fala sobre Nádia, uma travesti que quer ser mãe. Alias, a sinopse garante que ela será mãe e é mãe. Com roteiro de Gabriela Amaral Almeida, o filme conta com Roberta Gretchen Coppola, Maeve Jinkings e Divina Núbia no elenco.

Vaca Profana participou de diversos Festivais, bem como o Festival do Rio (com direito a menção honrosa), Festival Mix Brasil e o Goiânia Mostra Curtas.

Logo após será exibido o curta TransVisual, de Deniell e Yago (17 minutos). A obra retrata por meio de um documentário autobiográfico a vida de dois jovens trans, Deniell Bircol e Yago Neres. Eles exibem os processos que vivenciaram até chegar a hormonioterapia por meio da UBS/AMA Santa Cecília e ao apoio dos familiares.

A história de Gisberta Salce, mulher transexual brasileira que vivia como imigrante em Portugal e que foi assassinada há 10 anos, é tema do documentário “A Gis” (2016), de Thiago Carvalhaes. Em 20 minutos, ele reconstrói o retrato de uma mulher que foi levada barbaramente por um mundo transfóbico, mas que representou símbolo da luta pelos direitos trans em Portugal.

O curta é vencedor de vários prêmios, bem como o Kikito de Melhor Filme na Categoria Curta-Metragem Brasileiro no Festival de Cinema de Gramado. 

A exibição finaliza com o filme Ingrid, de Maick Hannder (2016). Apresentando detalhes do corpo de Ingrid, o diretor constrói uma narrativa que faz com que o expectador conheça a personagem aos poucos e reconstrói ideias acerca das identidades e seus preconceitos. A entrega da atriz é absoluta e livre na obra que tem duração de seis minutos.

Vale dizer que as atividades são gratuitas e aberta para todos e todas, sendo necessário a chegada 30 minutos antes para a participação, sujeita à lotação do espaço. O Galpão Casa 1 está localizado na Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.