Uncategorized

Funcionária ganha indenização de rede de fast food após sofrer transfobia e ser dispensada

Por NLucon

Juliana Rodrigues dos Santos, de 30 anos, ganhou no dia 30 de janeiro, um processo de danos morais contra a rede de fast food Ragazzo, em Sorocaba, interior de São Paulo. Ela alega que sofreu transfobia por ser contratada e logo depois dispensada por perceberem que seus documentos ainda constavam o nome e sexo masculinos.

O caso ocorreu em 2015, quando Juliana passou pelo processo seletivo da empresa para trabalhar como balconista e atendente. Após passar pelo treinamento teórico e prático, ela foi informada pelos supervisores que teria uma vaga. Após apresentar os documentos, recebeu uma ligação dizendo que haveria um corte.

“Me disseram que a empresa precisou fazer um corte na obra do restaurante, mas logicamente não acreditei, porque fui contratada para ser atendente. Fui demitida porque analisaram meus documentos e viram que estava masculino. Durante a semana, ouvia piadas do gerente e outros funcionários. Mas não ligava porque queria o emprego”, declarou ao G1.

Após escutar as testemunhas, o juiz Tony Everson Simão Carmona, da 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba, concedeu em primeira instância o pagamento da indenização a Juliana. De acordo com o advogado Marcelo Mendes, que defendia a ex-funcionária, a empresa negou ter sido preconceituosa e negou qualquer acordo. Ainda cabe recurso.

Atualmente, Juliana está no último semestre do curso técnico de enfermagem e realiza o estágio obrigatório. A unidade do Ragazzo fechou em setembro de 2017. “Trocaria qualquer dinheiro pela chance de um emprego registrado. Me senti humilhada, nunca tinha passado por um constrangimento tão grande como esse”, declarou.

A rede informou que os fatos não refletem a conduta e ideologia da rede, que tem como política a conduta ética e transparente, que exclui qualquer forma de preconceito ou situação vexatória. O Ragazzo informou ainda que irá apurar as informações junto ao franquiado e tomar as medidas cabíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.