Pop e Art

Nome de criança intersexo de três anos vai parar na Justiça do Acre


Por NLUCON

Uma criança intersexo de três anos virou caso de Justiça no Acre. Tudo porque ela, que nasceu com genitais ambíguos, foi registrada como menina, mas a família defende após um exame de cariótipo que a criança é um menino.

Agora, os familiares entraram junto com a OAB-AC com uma ação para mudar o nome e sexo. Eles aguardam a liminar da Justiça.

De acordo com a mãe, uma dona de casa de 45 anos, o bebê foi registrado como menina ao nascer. Porém, após o registro, descobriu a ambiguidade genital. O tratamento foi feminino até os dois anos, quando foi realizado um exame que analisa a quantidade e estrutura dos cromossomos em uma célula.

O presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB-AC), Charles Brasil informou que encaminhou ao juiz um relatório explicando a questão da intersexualidade, explicando que a criança passa por consultas sociais, psicológicas e ao geneticista. Outros exames foram solicitados.

Por enquanto, a criança foi matriculada em uma creche com o nome feminino. “Estou triste porque matriculei ele com nome de menina, mas não tinha outro jeito. Inclusive, vou acionar o MP para pedir uma mediadora para ele, porque não quero que pessoas diferentes deem banho nele. Quero uma pessoa que acompanhe ele de perto e para conversar com a direção da escola para que ele seja tratado como menino”, disse ao G1.

Vale dizer que a identidade de gênero – o gênero com o qual a pessoa se reconhece – não está necessariamente associada à questão genital ou genética. E que há diversas pessoas intersexo que são tanto cisgêneros quanto transgêneros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.