Pop e Art Realidade

Efeito Oscar: Chile acelera PL em prol dos direitos das pessoas trans


Por NLUCON

Chegou a vez do Chile reconhecer o direito de pessoas trans retificarem o prenome e sexo de suas documentações. Por uma iniciativa da presidenta do país, Michelle Bachelet, nesta semana, o projeto de lei que garante o reconhecimento jurídico de pessoas trans, e que tramita desde 20013, deve ser votado no Senado.

Ativistas e a imprensa internacional atribuem a pressa ao efeito do Oscar conquistado pelo filme chileno “Uma Mulher Fantástica”, que tem tema e protagonistas trans, Daniela Vega. Sabe-se também que a ideia é que ele seja votado antes de Sebastián Piñera, que é conservador, assuma a cadeira.

“O crescente consenso de que o Chile tenha uma lei de identidade de gênero deve se transformar em fatos concretos. Por isso, decidi dar suma urgência ao projeto que está em sua última etapa no Congresso. As pessoas transgênero não podem continuar esperando!”, escreveu a presidenta no Twitter.

Nessa quarta-feira (07), a presidenta recebeu no palácio presidencial de La Moneda o elenco do filme “Uma Mulher Fantástica”. O sucesso do diretor Sebastián Lelio e da protagonista Daniela Vega, reascendeu o debate sobre a população trans no Chile e mostrou a ausência de uma PL que facilite a mudança de prenome e gênero nos registros.

“É uma rara coincidência que uma importante mostra de arte, como é o cinema, instale na agenda pública um debate que foi tremendamente anônimo de organizações de pessoas trans durante muitíssimo tempo”, ressaltou a porta-voz do Executivo, Paula Narváez.

O projeto já foi aprovado pela Câmara de Deputados em janeiro deste ano, passou por algumas mudanças, e já deve ser votado pelo Senado. A PL esbarra quando falam sobre o registro de crianças e adolescentes trans, que até agora não são contempladas. Por meio de organizações LGBT, o governo pretende acrescentar uma indicação e normativas que incluam menores de idade.

É aguardar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.