Pop e Art Pride

Vereadora trans Luisa Stern toma posse, homenageia militante histórica e cria PL para Conselho LGBT


Por NLUCON
Foto: Ederson Nunes e Luiza Dorneles/ CMPA

A advogada Luisa Stern tomou posse na última quarta-feira (07) da cadeira de vereadora, tornando-se a primeira vereadora transexual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ela ficou até sexta-feira (09) como suplente de Aldacir Oliboni, numa ação de rodízio promovida pelo PT para que outras populações sejam representadas e que possam exercer o mandato.

Ao NLUCON, Luisa afirmou que o fato de assumir a cadeira na véspera do Dia Internacional da Mulher tornou-se ainda mais significativo e que representa uma quebra de barreira. “A data é importantíssima para o reconhecimento da nossa identidade e para fortalecer a luta das mulheres como um todo”.

Desde que foi anunciada como vereadora, Luisa vem levantando o debate acerca dos direitos das pessoas trans e travestis, bem como o respeito à identidade de gênero. Ela também não se limitou no pioneirismo e tampouco se apoiou na desculpa de que teria pouco tempo para realizar algo para a população. Em três dias, Luisa mostrou trabalho, respeito e dedicação.

Dentre as suas ações, homenageou no Dia das Mulheres a ativista travesti histórica Marcelly Malta, presidenta da Igualdade RS – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul. Para Luisa, uma mulher travesti, exemplo de vida e de militância. “Se eu cheguei até aqui, foi porque a Marcelly e tantas outras abriram caminho para que isso pudesse acontecer”, declarou ela. Vale dizer que cada vereadora escolheu uma mulher para homenagear.

Marcelly e Luisa

Na sexta-feira, ela protocolou o projeto de lei para criação do Conselho Municipal LGBT de Porto Alegre. “O projeto é inspirado na lei que instituiu o Comdim Poa e foi construído com a indispensável colaboração do Vinicius Lara. Durante a sua tramitação estará aberto ao debate com a sociedade para ser aperfeiçoado naquilo que couber”, comentou nas redes sociais, pouco após entregá-lo.

Pelo feito, Luisa agradeceu a todas as pessoas que estiveram ao seu lado na caminhada. “Prefiro não citar nomes, porque sempre poderia deixar alguém de fora e destacar principalmente o apoio da minha família, dos movimentos sociais, amigas e amigos, e do Partido dos Trabalhadores, que possibilitou a candidatura e a posse em um pioneiro sistema de rodízio dos candidatos. Dessa forma, algo que até bem pouco tempo seria impossível, agora é realidade. Tenho orgulho de ter chegado até aqui e o compromisso de fazer tudo o que estiver ao meu alcance para honrar a confiança que me foi depositada”.

Parabéns e obrigado, Luisa! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.