Pop e Art

Uma princesa trans da Disney? Organização chama atenção ao lançar campanha

Por NLUCON

As princesas e personagens da Disney compõem o imaginário de muitas crianças. E depois de uma princesa negra, ruiva, indígena, morena, loira, e todas cisgêneros, que tal incluir uma princesa que seja trans? Pois essa é a proposta da entidade Planned Parenthood.

A entidade, que é apoiada pela Organizações Unidas, sugeriu que a Disney entendesse a importância da representatividade, os direitos das mulheres e que passasse a refletir em torno de novas princesas.

A organização defendeu no Twitter a criação de uma heroína que fosse trans. Isto é, que ela fosse designada menino ao nascer, mas que se identificasse com o gênero feminino e fosse de fato uma menina. As possibilidades de histórias lúdicas, de respeito e dignidade às diferenças são infinitas.

Com teor feminista, a entidade também sugeriu uma protagonista que fosse imigrante ilegal, uma sindicalista. No post, ela defendeu que a empresa deva estar de olho em questões como aborto e da pró-escolha (quando a pessoa decide interromper a gravidez) em algumas obras específicas e suas personagens.

Nas redes sociais, diversas pessoas manifestaram apoio à campanha e adoraram a iniciativa de princesas mais independentes, sem preconceitos, tabus e que dialogue com os tempos de hoje. Sobretudo que sejam menos submissas aos seus príncipes, padrões e julgamentos de gênero. Outras, contudo, fizeram críticas e disseram que a iniciativa destrói as famílias e são meramente políticas.

A Disney não se pronunciou até o momento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.