Saúde

Primeiro transplante de pênis e escroto do mundo é realizado nos EUA


Por NLUCON

O primeiro transplante de pênis e escroto foi realizado no dia 26 de março na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland), nos Estados Unidos . A informação foi divulgada nessa segunda-feira (23).

Quem se submeteu à cirurgia foi um soldado cisgênero que perdeu os genitais durante missão no Afeganistão. Ele recebeu o pênis, o saco escrotal sem testículos e parte da parede abdominal de um doador falecido. A identidade dele, que dizia não se aceitar antes da cirurgia, não foi revelada.

Nove cirurgiões plásticos e dois cirurgiões urologistas participaram do procedimento chamado alotransplante composto vascularizado (transplante de uma parte ou decido do corpo de uma pessoa a outra). Ele levou 14 horas. Segundo o comunicado, a cirurgia esteve dentro do esperado e o receptor já se recuperou da cirurgia e deve receber alta nessa semana.

“Acreditamos que o transplante permitirá que este jovem recupere as funções miccionais e sexuais quase em sua totalidade”, declarou Wei-Ping Andrew Lee, professor e diretor da Divisão de Cirurgia Plástica e Reparadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Johns Hopkins.

Ainda que a cirurgia tenha sido feita em um homem cis, o transplante pode indicar uma possibilidade para os homens trans, caso a técnica seja desenvolvida e a ética médica se sensibilize acerca das demandas de saúde e disforias de parte desta população em relação aos genitais, muito mais que simplesmente daquelas envolvendo homens cis que perderam seus genitais em guerra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.