Pop e Art Pride

Livro brasileiro “O Tesouro das Fadas” traz personagens LGBT; uma delas é a bruxa trans Jessie

Por Neto Lucon

O livro “O Tesouro das Fadas” (Editora Quarteto), de Vinícius Mythical, traz a diversidade para o universo da fantasia infanto-juvenil brasileiro. A obra conta com diversos personagens LGBTs, que aparecem nas histórias de maneira corriqueira, sem grandes polêmicas e com o objetivo de abrir a mente das pessoas.

Vinícius faz suspense sobre quem são os personagens – ele diz que uma das graças das 292 páginas está em descobrir quem eles são – mas adianta que há uma personagem trans, Jéssica Bullovick. Ela é uma bruxa e professora de magia também chamada como Jessie que aparece na metade do livro.

“Resolvi colocá-la não como uma pessoa que é discriminada, mas sim respeitada por todos da Fortaleza, o local onde vivem guerreiros, magos e duelistas. De certa forma ela ajuda no desenvolvimento do personagem principal. A criação dela foi inspirada graças às ativistas trans consagradas as quais tenho respeito e admiração, “afirma.

O autor afirma que a importância de falar sobre diversidade nas história é mostrar que ela é um fato, não uma polêmica. “Além de escritor, também sou LGBT. Sou homem bissexual e sinto que a questão da diversidade é algo que nós convivemos 24h, mas muitas vezes a sociedade tradicional fecha os olhos para isso e finge que nada está acontecendo. Logo é importante falar sobre isso sim, não por uma questão de polêmica, mas sim por uma questão de fato. Mostrar que a diferença existe que é algo normal”.

Segundo Vinícius, a decisão de escrever sobre fadas advém de sua própria trajetória. Desde pequeno sempre estudou sozinho esoterismo e espiritualidade e se encantava com os elementais da natureza, como fadas, gnomos, dragões, sereis. “Comecei a me questionar: ‘será que os chineses cultuavam os dragões por acaso? Será mesmo que os celtas inventavam as fadas ou já havia um contato anterior? Em 2014, pensei: ‘Por que não escrever um livro a respeito?’ Me vi escrevendo e a fita foi se desenrolando”.

Vinícius Mythical (foto de Camila Cazuquel)


A história apresenta três momentos e lugares: Na Atlântida no período da pangeia, em Salvador, Bahia, onde mora o personagem principal, e no reino de Medrália, num mundo fictício de criaturas mágicas. “A história se passa parcialmente em Salvador, pois quis quebrar um paradigma de que todo bom herói precisa nascer em cidades como Nova Iorque, Paris, Londres ou Los Angeles. Por que não no Brasil? E por que não na Bahia? A história é uma fantasia que descreve fatos do cotidiano de maneira metafórica. Aborda muito a questão da ganância humana e do que o ser humano é capaz para decidir o que quer. A medida em que o leitor foi lendo vai entender o porquê de certas criaturas mágicas agirem de al forma e associar com o nosso cotidiano”.

Ficou curioso/a/e? O livro pode ser adquirido pelo Facebook através do próprio autor (clique aqui). Para quem mora em Salvador, o valor é de R$25. Para pessoas de outros estados o valor é de R$ 40 (25+15 do frete).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.