Pop e Art

Equipe nacional de jogos eletrônicos dispensa equipe feminina após comentários transfóbicos a adversária trans


Por NLUCON

A Vivo Keyd, equipe brasileira de esportes eletrônicos, repudiou nas redes sociais a transfobia que uma adversária trans sofreu das próprias jogadoras cis ao final da Liga Feminina da Gamers Club no dia 6 de maio. Segundo o site “Notícias CS:Go”, a equipe feminina da Vivo Keyd acabou sendo dispensada do elenco após o episódio.

Na ocasião, as jogadoras cis do time reclamaram que Olga Rodrigues estaria em situação irregular por ser uma mulher transexual e que não deveria participar da Liga Feminina ao lado das mulheres cis. Elas venceram o Bootkamp Gaming, mas ainda assim não pouparam os comentários.

O treinador do elenco, Guilherme Walck, chegou a escrever nas redes sociais: “Um player (sic) que tira o lugar de muita menina que batalha por essa chance é colocado no time só pro time ter chance de ganhar algo, desculpa eu não concordo, drtt você era um player tier 1 brasieliro no cenário masculino, faça uma breve analise vê se é justo… 3/3”.

O debate durou dois dias, os comentários foram apagados das redes sociais e a Vivo Keyd resolveu se manifestar. Ao contrário do seu elenco, ela declarou que as opiniões manifestadas não refletiam a visão da organização. Escreveram o comunicado: “A opinião do coach do nosso time feminino de CS:GO, Guilherme Walck, não representa a opinião do Vivo Keyd. Somos contrários a qualquer forma ou expressão de preconceito”.

Logo após uma reunião do staff com as jogadoras, a Vivo decidiu quebrar o contrato e liberou o time feminino. Ainda que a organização não tenha mencionado o episódio de transfobia como o motivo principal da dispensa, o site aponta que os comentários nas redes sociais motivaram a decisão. Não foi divulgado se a equipe feminina será substituída até o momento. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.