Pop e Art Realidade

Pesquisa revela que 49% dos brasileiros não sabem o que significa ser pessoa trans


Por NLUCON

Ainda que a população trans esteja na mídia brasileira há algunas décadas e nos últimos anos a temática tenha se intensificado, nem todo mundo sabe o que significa ser uma pessoa trans no Brasil. A pesquisa do Instituto Locomotiva revelou que cerca de metade da população brasileira desconhece o significado.

O levantamento apontou que 49% dos brasileiros não sabem o que é o T da sigla LGBT. E que apenas dois a cada 10 brasileiros sabem questões envolvendo gênero.

A pesquisa também revelou o que os brasileiros pensam da luta sobre os direitos das pessoas trans e travestis no Brasil. Dos entrevistados que sabem o que é uma pessoa trans ou travesti, 49% é a favor que ela tenha o direito de retificar o nome e sexo da documentação. 

Outros 47% dizem ser a favor que elas ou eles usem o banheiro público de acordo com a sua identidade de gênero – ou seja, o gênero com o qual se identificam. 49% apoiam que o Sistema Único de Saúde custeia as cirurgias de redesignação genital para aquelas ou aqueles que quiserem.

Para quem não sabe, pessoas trans ou transgêneras são aquelas que foram designadas de um gênero ao nascer, mas que se identificam com outro, tendo vivência social com o gênero escolhido. Podem ser de pessoas que foram designadas homens ao nascer, mas que se identificam com o gênero feminino e são mulheres ou travestis. Ou pessoas que foram designadas mulheres ao nascer, mas que se identificam com o gênero masculino e são homens. Há ainda pessoas não-binárias, que não se identificam com nenhum dos gêneros impostos. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.