Pop e Art Pride Realidade

Torcedores desafiam Rússia ao vestirem as camisas dos seus países e formarem bandeira LGBT


Por NLUCON

Sabe-se que na Rússia é proibido fazer propaganda LGBT, com direito a multa e prisão. Pois seis torcedores e ativistas de diferentes países fizeram no dia 28 de junho uma criativa manifestação pró-LGBT e levantaram bandeira na Copa do Mundo em plena Moscou.

Tratava-se da campanha #HiddenFlag (bandeira invisível), da entidade FELGTB, em que cada um vestia a camiseta da seleção nacional do seu pais e, lado a lado, formavam as cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBT.

O objetivo foi denunciar de forma original a situação do coletivo LGBT na Rússia, que proíbe qualquer ato público de visibilidade desde 2013, e que vem passando por diversas violações LGBTfóbicas.

“Enquanto todos davam atenção à Rússia para a Copa do Mundo, a Federação Estadual de Lésbicas, Gays, Trans e Bissexuais encontrou a oportunidade para protestar contra a situação e chamar a atenção para a causa com um protesto sutil e original: infiltrar a bandeira do arco-íris, desafiando a legislação russa”, explica Uge Sangil, presidente da FELGBT.

Participaram da manifestação ativistas da Argentina (Vanesa Paola Ferrario), Brasil (Eloi Pierozan), Colômbia (Matthew Fernandez), Espanha (Marta Márquez) , Holanda (Eric Houter) e México (Guillermo Aguilar). 

Todas as pessoas são LGBT, exceto o holandês Eric Houter, que é heterossexual cis, mas teve de lidar com a discriminação enfrentada seu irmão (que é bissexual) e queria para participar do projeto para defender a causa em nome de seu irmão e do cunhado marroquino, que não conseguiu tornar pública a sexualidade para a família.

Para mais informações, acesse: www.thehiddenflag.org.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.