Pop e Art Realidade

Close certo ou errado? Artistas LGBT debatem sobre novo clipe de Nego do Borel

Por Neto Lucon

“Me solta”, o novo clipe de Nego do Borel, vem causando a maior repercussão nas redes sociais. Nele, o cantor heterossexual cisgênero encarna Nega da Borelli, usa roupas atribuídas ao guarda-roupa feminino, performa de maneira caricata e beija um homem.

“Reencarnei uma personagem que fazia há tempos para lembrar de forma bem humorada que as pessoas são livres para escolherem o que querem ser. O respeito ao outro tem que estar acima de tudo”, disse o cantor à imprensa.

Nas redes sociais, houve quem elogiou e viu a obra como homenagem. Houve quem criticou a iniciativa e as intenções de apoio à população LGBT, uma vez que Borel já havia apoiado o político Jair Bolsonaro anteriormente. E teve os LGBTfóbicos que vomitaram preconceitos.

Foram mais de 7 milhões de visualizações e centenas de textões. A cantora cis heterossexual Anitta nem esperou três meses para defender Borel e dizer que ele pode ter errado, mas que é uma pessoa inocente. Dentre os comentários, muitos artistas e ativistas LGBTs também falaram o que sentiram e pensam sobre o clipe.

ME SENTI HUMILHADA

A cantora Karol Vieira, mais conhecida como MC Xuxú, escreveu nas redes sociais que não aprovou o clipe. Mais que isso: a cantora, que faz sucesso pelo país com “Um Beijo (pras travesti)” e “O Clã”, afirmou que se sentiu humilhada ao ser retratada de maneira debochada.

“Eu sinceramente me senti humilhada assistindo o clipe do Nego do Borel. Eu sou 24h essa byxa que ele chacota, faço esse trabalho com verdade há anos e nunca tive tanta visibilidade”, declarou.

A modelo e assessora parlamentar Fabiana Oliveira destacou que o ato de se “fantasiar de mulher” e fazer piadas na performance de gênero acontece com diversos homens cisgêneros heterossexuais todos os anos nos carnavais. Logo a prática não representa e homenageia em nada à população LGBT.

“Ser travesti é bem diferente do que ele expõe no clipe. Se o cantor quis passar alguma mensagem como forma de apoio a população TT acredito que tenha flopado. Em relação ao beijo, já tivemos beijo lésbico, beijo gay e agora um beijo de um transformista e um modelo. Será que o modelo ou até mesmo o Nego do Borel beijaria uma travesti ou mulher trans? Não percebi nenhuma novela ou clipe com esse beijo”.

IDIOTIZAÇÃO

O cantor Rico Dalasam escreveu: “Que o Nego do Borel faça o que ele quiser com a cara dele, mas que a idiotização a qual ele se presta não venha atravessar as verdades construídas diariamente por tanta gente, visíveis e invisíveis”.

Ele ainda rebateu os comentários de quem disse que Borel não sabia do voto e nem quem ele apoia politicamente. “(Essas) são as pessoas que mais sabem e mais estão posicionadas na cooperação de atrofiar o cérebro dos fãs”.

Xuxú, Rico Dalassam, Nego do Borel, Mateus e Tchaka



Outro cantor que também desaprovou e problematizou foi Apolo Pinheiro. Segundo ele, “Borel está apenas se aproveitando, se declarou Bolso e ficou com medo de perder o pinkmoney, visto que o nosso público consome muito funk. Então, não caiam”.

O youtuber Spartakus Santiago defendeu que a “bicha preta afeminada sempre foi motivo de piada”, logo “se vestir de bicha preta e fazer piada ainda não é representatividade e nem empoderamento”.

“Empoderamento é colocar quem sempre foi silenciado numa situação de poder. De respeito. Empoderamento é ver Liniker e Linn da Quebrada fazendo turnê pela Europa. Não é ver hétero apoiador de candidato homofóbico se fantasiando de bicha preta pra lucrar com pink money. Isso só empodera seu direito de rir da gente.”

ME DIGA COM QUEM ANDAS

A drag queen Tchaka – apresentadora da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – comentou a intenção parafraseando um ditado popular: “Me diga com Quem Tu Andas Que eu Vou Ver se Quero ir”. “Meus Dengos, Nego do Borel apoia abertamente o candidato que é machista, LGBTfóbico, xenófobo e racista”.

Ela frisa que apoiar um candidato contra os direitos da população LGBT e usar o discurso que é favorável às causas LGBT é uma atitude hipócrita. “Inocente não é um adjetivo que se encaixa em seu perfil, ainda mais nesse mundo dos negócios, onde tudo é pensado para ter milhões de curtidas e essas curtidas se transformarem em lucros no conhecido #pinkmoney”.

Tchaka declara que após o fenômeno Pabllo Vittar inúmeros artistas devem mostrar apoio à comunidade. “Vai começar a pipocar novos artistas e artistas novos com essa pegada do discurso dos coloridos, porque os produtores e a indústria sabem que a polêmica atual é essa e os lucros são certos”.

Imagem que circulou nas redes sociais

QUEM APROVOU

Nem todo mundo criticou. O cantor Tiely Santos compartilhou um trecho da obra e escreveu: “Me solta porra! Mah gentchy, o que é esse tiro do Nego do Borel. 100orr. Abusadeee pacarai. Curti ó”.

O modelo Athos Souza, que foi Mister Trans em 2016, também fez elogios, dizendo que gostou da batida da música – ainda que não tenha escutado inteira nem assistido ao clipe. Ele ainda disse que “não adianta fazerem textão no Facebook e quando a música tocar na boate vocês tudo rebolarem até o chão”.

O escritor Fabrício Viana, homem cis gay e autor de “O Armário”, considerou as críticas “mimimis” e destacou o beijo – que teria sido de língua, não selinho.”Se ele está pegando onda ou não, ele também está mostrando para um monte de cantor e artistas machistas pelo mundo, que LGBT também é inclusão nos morros, no funk e claro, na vida”.

Mais que fez elogios foi o cantor Mateus Carrilho, que fez sucesso com a Banda Uó. Ele afirmou que adorou o clipe e também focou no beijo. “Eu adorei o Nego beijando outro cara no clipe. Ele tem uma exposição gigante e as hétero tão se revirando de raiva. Ele tinha muito mais a perder fazendo isso e mesmo assim foi lá e fez”, escreveu.

E você, o que achou: Close certo ou errado? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.