Pop e Art Pride

Scarlett Johansson desiste de interpretar homem trans e agradece debate sobre representatividade


Por NLUCON

Scarlett Johansson anunciou que não interpretará um personagem homem trans no filme “Rub and Tug”. Segundo a atriz, houve muitos aprendizados desde que recebeu críticas por ser mais uma atriz cisgênera a ser escalada para um papel trans, enquanto artistas trans nunca conseguem protagonizar obras que falam sobre suas histórias. 

“À luz de recentes questões éticas levantadas ao redor da minha escalação como Dante Tex Gill, eu decidi respeitosamente retirar a minha participação no projeto. Nosso entendimento cultural de pessoas transgêneras continua a avançar, e eu aprendi muito desde que fiz minha primeira declaração sobre este assunto, e percebi que fui muito insensível”, declarou à Out.

Inicialmente, Scarlett minimizou as críticas de que artistas trans nunca tinham oportunidade em Hollywood, nem mesmo quando os personagens são trans. Ela disse: “Falem para eles mandarem suas mensagens para Jeffrey Tambor, Jared Leto e Felicity Huffman também falarem sobre o assunto”, referenciando os diversos protagonismos que Hollywood deu para artistas cis em personagens trans nos premiados Transparent, Clube de Compra Dallas e TransAmérica.

A resposta só confirmou o que as críticas apontam. Segundo dados da GLAAD, personagens LGBT apareceram 40% menos em 2017 e não houve representação de personagens trans em lançamentos em nenhum grande estúdio. Vale dizer que quando há personagens trans, tais artistas trans nunca são escalados na grande indústria. 

Em seu novo comunicado, a atriz declarou que tem “grande respeito e admiração pela comunidade trans” e está “grata por esta conversa sobre inclusão Hollywood continuar”. “Eu adoraria ter a oportunidade de trazer a história de Dante e sua transição para os cinemas, mas entendo por que muitas pessoas sentiram que ele deve ser interpretado por uma pessoa transgênera. Estou grata por este debate sobre escalação, mesmo controversa, tenha dado origem a uma conversa ainda mais ampla sobre diversidade e representação nos cinemas”.

Segundo Scarlett, “todos os artistas devem ser considerados de forma igualitária e justa”. Ela aproveitou para fazer uma auto-promoção: “Minha produtora, These Pictures, procura ativamente projetos que divertem e rompem barreiras. Buscamos trabalhar com todas as comunidades para trazer estas histórias relevantes para o público de todo o mundo”.

Até o momento não foi divulgado quem será a pessoa que interpretará Dante Tex Gil no filme biográfico Rub and Tug. O personagem comandou a máfia de casas de massagens durante a década de 1970. Ele será dirigido por Rupert Sanders.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.