Destaque featured Pop e Art Pride Realidade

Morre aos 40 anos Bianca Close, a flanelinha trans que conquistou Recife

Por NLUCON
Fotos: Victor Jucá

Bianca Close, mulher trans de 40 anos, disse adeus na noite dessa sexta-feira (13) em Recife. Ela estava internada na UPA de Nova Descoberta diagnosticada com tuberculose e morreu vítima de insuficiência respiratória.

Muito conhecida em Recife, Bianca trabalhava como flaneninha da região do Bar Central – sendo a única mulher trans entre os profissionais. A história dela, contudo, ultrapassou as regiões devido a uma vaquinha virtual que prometia construir uma casa.

Identificando-se com o gênero feminino desde a infância, Bianca conheceu as ruas aos 13 anos. Foi discriminada por um dos irmãos e dizia que vivia na rua por causa dele. “Minha mãe é quem me apoia e me tem carinho até hoje. Ela e meus outros irmãos”, afirmou em entrevista ao PorAqui.

Nas ruas, já teve inúmeros trabalhos: lavou roupas, pratos, se prostituiu e produziu bijuterias. Como guardadora de carros, chamava atenção pela abordagem educada e com um sorriso no rosto. “Eu me apresento sempre, né? Chego em cada mesa e converso com as moças e os rapazes. De vez em quando, o pessoal dá aquela força. Procuro estar bem organizada, nada de bafo de fossa ou cachaça”.

Ela viveu 19 anos com o marido, Lelo, e nos últimos da vida viveu em situação de rua. Dormia em um pedacinho da pequena guarita dentro do 13 de maio. Apesar das dificuldades, dizia: “Nada me aborrece”. 


No último ano, mobilizou diversas pessoas que fizeram a campanha Save Bianca, para construir uma casa para ela. A arrecadação conseguiu apenas 20%, mas o sonho se tornou realidade. Teve uma casa construída dentro do terreno de familiares, na comunidade Vasco da Gama – infelizmente apenas há uma semana antes de sua morte.


A morte de Bianca deixou amigos, familiares, conhecidos e admiradores desolados, haja vista as diversas mensagens que ocorreram nas redes sociais. O velório ocorreu no sábado (14) e o enterro está previsto para as 15h no Cemitério Jardim Metropolitano, em Águas Compridas, Olinda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.