Pop e Art Pride Uncategorized

Daniela Mercury detona censura à peça com Jesus travesti, no FIG: “Arte é para libertar cabeça de merda”

daniela mercury1
Daniela Mercury falou sobre censura que Renata Carvalho sofreu

Daniela Mercury se apresentou nesse sábado (21) no Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco. E, após cantar a música Nobre Vagabundo, aproveitou para criticar a censura que peça “O Evangelho Segundo Jesus – Rainha do Céu”, sofreu no festival por intermédio do prefeito e do Governo do Estado. Tudo porque a protagonista é a atriz Renata Carvalho, uma travesti.

“Já que estamos falando de amor, me choca profundamente que os políticos desse país censurem uma peça de teatro. É de uma petulância absurda. A arte não tem dogma, a arte é crítica social, a arte é reflexão sobre nós. Ela é essencialmente livre, singular. (…) A arte é para incomodar, é pra fazer pensar, é pra refletir, arte é pra libertar cabeça de merda”, afirmou a artista cisgênera.

Com fotos suas e da esposa, Malu Verçosa, passando no telão, Daniela defendeu que não existe civilização que não tenha sido construída por meio das manifestações artísticas da população, nem que não seja livre. Ela disse censurar uma peça de teatro por convicções religiosas é um absurdo e que não pode ser permitido, pois a Constituição não permite. “A nossa Constituição não é a Bíblia. Eu sou de família católica e respeito profundamente, mas nossa Constituição permite lidar com símbolos religiosos e falar sobre eles”.

A artista afirmou que chegou a conversar com Renata Carvalho e disse que a atriz está muito magoada. “Como é que alguém tem a capacidade de oprimir uma travesti que há tantos anos sofre violência nesse país? (…) El a estava com voz embargada e eu senti vergonha pelos políticos que fazem isso. Isso é desumanidade, maldade, ruindade. Eu não aceito ninguém maltratando ninguém”, declarou. “Ela é Jesus Cristo, sim. Jesus Cristo, eu estou aqui eu sou gay, eu sou lésbica e daí?”.

Logo após, ela cantou a música Tempo Perdido, do Legião Urbana. “Meu amigo Renato Russo era gay, muito gay, muito bicha, muito viado, sim”.  Em outro momento, convidou o ator Armando Babaioff, que está no ar na novela Segundo sol, para o palco. Ele também apoiou a manifestação de Daniela e disse: “Daniela, você é necessária. Censura nunca mais”.

Nas redes sociais, Renata publicou as manifestações e escreveu: “Grata, ama. Seu posicionamento nos fortalece”.

Vale dizer que, após a censura no Festival (entenda mais clicando aqui), a peça estará em nova data e local alternativo na cidade. A iniciativa partiu de ativistas e artistas locais, que não concordaram com a decisão do prefeito da cidade e da nota enviada pelo Governo do Estado. Conforme divulgamos aqui, os ingressos para a nova apresentação foram vendidos em menos de 48h e a equipe prepara um esquema de segurança, uma vez que há muitas ameaças de morte.

Assista discurso de Daniela Mercury:

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.