Destaque Pride Realidade Uncategorized

Catadores de recicláveis, travesti Érica Ferreira e homem cis Jorge realizam sonho do casamento após 16 anos de união

casamento-travesti

A história de amor dos catadores de recicláveis Érika Ferreira, travesti de 54 anos, e de Jorge, homem cis de 49 anos, emocionou muita gente no início dessa semana. Juntos há 16 anos, eles realizaram o sonho do casamento no domingo (22) em plena Parada de Franco da Rocha, São Paulo, após a ajuda do instituto Nice, da prefeitura e de moradores.

Na ocasião, Érica chegou ao Parque Municipal Benedito Bueno de Morais em um carro de luxo, vestido branco bordado, coroa, véu, joias e buquê cor de rosa. Caminhou por um tapete vermelho ao som da marcha nupcial rumo ao amado. Jorge estava de terno e a aguardava para o tão sonhado “sim” e a trocas de alianças.

Após a cerimônia, o casal saiu do espaço com a certidão de casamento e, Érica, com uma nova certidão de nascimento, que reconhecia o nome com o qual é conhecida socialmente e a sua identidade de gênero feminina. Foram muito aplaudidos por aqueles que participavam da Parada e que testemunharam o momento de amor, cumplicidade e felicidade.

O perfil da prefeitura de Franco da Rocha divulgou as imagens do casamento, ressaltando que tudo foi feito em “nome do amor, do respeito e da diversidade”. Nas fotos, é possível ver a felicidade do casal, o brilho nos olhos e o sorriso de orelha a orelha. A mídia hegemônica também se rendeu e a notícia pipocou nos grandes sites. Curiosamente, há poucos registros de haters, de forma que é possível dizer que o amor inspira.

RECICLANDO O AMOR

Érika e Jorge se conheceram há 22 anos, e o primeiro encontro surgiu por meio de um socorro inesperado, que certamente daria um roteiro de filme. O carrinho que Jorge usa parava coletar materiais recicláveis tombou e, diante da dificuldade, foi Érika que parou o próprio trabalho para ajudá-lo.

Logo eles passaram a se conhecer melhor e descobriram diversas afinidades. Não teve jeito: virou namoro. Após seis anos de relação, o casal resolveu dividir o mesmo teto – uma casa deixada de herança pela mãe de Érika. A relação transafetiva era sabida por todos que os conheciam e inspirava quem almejava ter um relacionamento duradouro. Eles estão juntos há 16 anos.

A união pessoal também contribuiu para fortalecer e estimular a profissional: o casal chega a coletar 400 quilos de recicláveis por dia. Lembrando que o trabalho de reciclagem, apesar de ser mal remunerado, é extremamente importante para a sociedade, uma vez que contribui para a preservação ambiental, redução do lixo gerado pelo ser humano, redução do consumo de matéria-prima, diminuição de poluição da água, do ar e do solo.

FADA MADRINHA

Em abril, Érika teve contato com Valéria Rodrigues, do instituto Nice, em prol das pessoas trans e travestis, que perguntou qual era o maior sonho da catadora de recicláveis. Com a saúde frágil, ela temia morrer e deixar o companheiro desamparado, sem ao menos um lugar para morar.

Nice foi responsável por realizar o casamento ao lado da Prefeitura de Franco da Rocha, de comerciantes e de outros moradores. Eles organizaram diversas ações para que o casamento ocorresse, tanto no sentido legal quanto na cerimônia, que ocorreu em plena Parada da cidade, oferecendo de tratamento odontológico a roupas e salão de beleza.

Após o sucesso do casamento, o instituto Nice se mobiliza para reunir recursos para realizar uma reforma na casa, que apresenta problemas. Afinal, nada mais justo que, após um dia cansativo de trabalho, eles possam voltar para um ninho de amor ainda mais acolhedor, seguro e aconchegante.

Parabéns ao casal e a todas as pessoas que fizeram desse sonho realidade.

37568254_1630211403767328_5089306078462607360_n
Erika e Jorge mostram certidão de casamento
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.