Destaque Pop e Art Pride Uncategorized

Com vocalista trans Vérciah, Muriquins lança clipe “Desfazendo Gênero”

Este slideshow necessita de JavaScript.

A banda Muriquins vem trazendo para os palcos do Brasil, sobretudo na Bahia, diversos questionamentos envolvendo gênero, raça e classe. Nesta semana, eles chamaram atenção nas redes sociais ao divulgar o primeiro clipe da carreira, o “Desfazendo Gênero”, produzido pela Vôo Audiovisual.

Na obra, o grupo canta, toca e dança sobre o gênero vivido e experimentado fora do que é colocado como norma e usa como mote a infância. Ele é formado pelo cantor trans Seu Vérciáh e músicos cis Gabriel Barros (guitarra), Marcos Santos (bateria, pandeiro…) e Zé Livera (baixo),

A pequena Lila Raio de Sol protagoniza o clipe, visitando guarda-roupas, brincadeiras e mostrando a leveza de ser. “Sou a bruxa”, canta Seu Vérciah, que emenda: “Não sou menina”. Em determinado momento, o artista mostra o resultado de sua cirurgia no peitoral e reafirma: “Eu sou o que eu quiser”.

É sensível, tocante e necessário, principalmente num momento em que o conservadorismo insistem em censurar a arte e calar a discussão sobre a diversidade. “Abordar a questão de gênero no universo infantil potencializa a discussão, porque ainda confundem muito e trazem o debate para um nível raso, colocando enquanto sexualidade, perversão. Mas as pessoas trans não vivenciam o gênero com o qual se identifica apenas na fase adulta. A identidade de gênero é construção e, como tal, se dá desde a infância”, declara Vérciah.

Segundo o cantor, o clipe desconstrói de forma leve o peso e o controle social sobre o corpo do outro. “A música deixa subtendido que as rédeas de nossos corpos devem e podem estar em nossas mãos. Trans não é bagunça!”, declarou.

Ele afirma que a obra vem sendo bem recebida pelo público. “Os feedbacks foram super positivos. Praticamente, 100% das pessoas que entraram em contato com a gente, após assistirem ao clipe, foi: clipe lindo e poético, me emocionei!”. “Desfazendo Gênero” está próximo das 2 mil visualizações e dezenas de likes.

Assista:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.