Destaque Realidade Uncategorized

Instrumentadora cirúrgica Byanca Marchiori denuncia transfobia de médico em Hospital de Palmas

Byanca

A instrumentadora cirúrgica Byanca Marchiori denunciou ter sido vítima de transfobia de um médico dentro do centro cirúrgico do Hospital Geral de Palmas (HGP). O caso foi divulgado pela ATRATO (Associação das Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins) no início do mês.

Segundo Bianca, ela foi vítima de “violência verbal, laboral e transfóbica” de um cirurgião do HGP, quando se preparava para instrumentar a cirurgia que seria conduzida por ele.

No relato, o médico entrou gritando na sala de cirurgia e determinando que Byanca saísse “no exato momento em que preparava os equipamentos para que fosse realizado o procedimento cirúrgico”. Ele a chamou de “rapaz”, usou diversas palavras de baixo calão e declarou que ela não poderia questionar sua conduta, pois era subalterna.

Por meio da representante Rafaella Mahare, a ATRATO declara que o episódio é caracterizado como transfobia – preconceito contra pessoas trans e travestis. E destaca as diversas campanhas contra violências injustificadas aos médicos, que em suas atividades profissionais sofrem com a falta de segurança nas unidades de atendimento à população.

Byanca fez a denúncia na Polícia Civil, acompanhada da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocatins). Karol Chaves vai acompanhar o desenrolar da ação de indenização por danos morais a ser protocolada, bem como o processo administrativo-disciplinar a ser instaurado no HGP.

O site Orla Notícia procurou a Secretaria de Saúde de Tocatins, que disse que “aguarda o recebimento de documentos e informações oficiais do Hospital Geral de Palmas (HGP) e que logo em seguida tomará a atitude administrativa adequada”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.