Destaque Pride Realidade Uncategorized

População trans reage a transfobia e se candidata nas eleições de 2018; veja lista

eleitoral1

A ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) divulga nesta sexta-feira (17), com exclusividade no NLUCON, a lista com as candidatas travestis e mulheres transexuais e os candidatos homens trans que vão concorrer às Eleições de 2018. De acordo com ela, pelo menos 47 candidaturas “corajosas e aguerridas se colocaram diante do desafio”.

Em comunicado, Keila Simpson, presidenta da Antra, e Bruna Benevides, Secretária de Articulação Política da Antra, informam que os dados foram levantados por campanha própria, manualmente, sem apoio ou fins lucrativos, com o objetivo de incentivar e dar visibilidade à população de travestis e transexuais que virão candidatas/os em 2018. A lista também foi realizada em 2014 e 2016.

O levantamento aponta que pela primeira vez no país haverá: 01 candidata ao Senado Federal; 02 candidatas a Dep. Distrital pelo DF; 15 a Dep. Federal; e 29 Dep. Estadual. Ou seja, há um aumento de oito (08) vezes a representatividade trans na disputa eleitoral se comparada com a de 2014, quando ocorreu apenas cinco (05) candidaturas.

A Associação defende que a importância de disputar esses espaços surge da necessidade das travestis, mulheres transexuais e homens trans alcançarem legitimidade e representatividade na política, possibilitando outro olhar para as demandas, além do desafio de lutar pelas próprias causas.

“Sem desmerecer candidatos amigos e aliados, que levam nossa pauta desde outros tempos, resolvemos arregaçar as mangas e ir para disputa de fato e defender a nossa existência. Pois, mesmo diante de tentativas de impugnações e campanhas difamatórias, ousar sair candidata e candidato nessa atual conjuntura, mais do que defender as suas plataformas políticas, queremos defender o direito a de termos nossa própria voz e deixarmos de ser moeda de troca nos jogos dos poderosos”, diz o comunicado.

TRANSFOBIA CRESCENTE ESTIMULOU CANDIDATURAS.

A ANTRA avalia que as novas candidaturas ocorrem como resistência à transfobia, cujos números de assassinatos aumentaram nos últimos anos ao mesmo tempo em que há falta de interesse dos órgãos para investigar, apurar e criminalizar esses atos. “O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo e essas mortes são sempre carregadas de requintes de crueldade. Assassinam o corpo físico e assassinam a identidade de gênero da população trans ao não reconhecer como legítimas as nossas existências”, diz o comunicado.

Neste ano, as candidaturas foram estimuladas devido ao direito de registrar suas vagas usando o nome social (o nome em que a pessoa é reconhecida socialmente, independente daquele que está nos documentos oficiais), respeitando a maneira como a pessoa se identifica socialmente e evitando constrangimentos.

“Este fato inédito só foi possível após incessante luta do movimento de travestis e transexuais. Passamos ainda a ter o direito de incluir o nome social nos respectivos títulos eleitorais de nossa população, o que esperamos aumentar ainda mais a participação da população votante”, informa.

Outra conquista foi a de que as travestis e mulheres transexuais, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, passaram a concorrer nas cotas destinadas ao gênero feminino nas legendas e tiveram direito ao fundo partidário, bem como já ocorre com as mulheres cis. “Essa conquista nos coloca em pé de igualdade com as demais cidadãs, ao respeitar nossa identidade de gênero e reconhecer nossos direitos a partir deste importante olhar”.

Ao divulgar os nomes divididos por Estados, a Antra diz que as candidaturas surgem e ecoam como um grito de dor engasgado na população trans de norte a sul do País. “Por isso esses dados não são mensurados apenas por região e por coloração partidárias, esses dados são reações exatas de como se pode iniciar a mudança que uma população inteira almeja. E que só adentrando nesta disputa de corpo e alma é que vislumbramos uma mudança real. Justa e conquista por toda a nossa população”, finaliza.

Confira a lista:  

Alagoas:

Cris de Madri – Dep. Estadual – PSDB

Distrito Federal:

Kyara Zaruty  – Dep. Distrital – Avante

Paula Bennet  – Dep. Distrital – PSB

Ceará:

Helena Vieira – Dep. Federal – PSOL

Sylvinha – Dep. Federal – PCdoB

Andre Rossati – Dep. Federa – PPS

Goiás: 

Geovanna – Dep estadual – PSOL

Maranhão:

Pamela Maranhão – Dep. Estadual – PT

 Minas Gerais:

Duda Salabert – Senadora – PSOL

Leandrinha Du Art – Dep. Federal – PSOL

Camila Oliveira – Dep. Estadual – PCB*

Juhlia Santos – Dep. Estadual – PSOL

Mato Grosso:

Adriana Liário – Dep. Federal – PSOL

Pará:

Adriana Lopes – Dep. Estadual – PSOL*

Paraná:

Jessica Magno – Dep. Estadual – PT

Pernambuco:

Amanda Palha – Dep. Federal – PCB

Joana Casotti – Dep. Estadual – PCdoB

Robeyoncé Lima – Dep. Estadual – PSOL

Piauí:

Safira Bengell – Dep. Estadual – PDSB *

Rio de Janeiro:

Daniele Balbi – Dep. Estadual – PCdoB

Barbara Aires – Dep. Estadual – PSOL

Danielle Nunes Mulher – Dep. Estadual – PSOL

Cristian Lins – Dep. Estadual – PT

Professora Jaqueline de Jesus – Dep. Estadual – PT

Giovana Cambrone – Dep. Federal – REDE

Bárbara Sheldon – Dep. Federal – PP

Loren do Bua – Dep. Estadual- MDB

 Rio Grande do Norte:

Lara Bianck – Dep. Estadual – PSOL

Rio Grande do Sul:

Luíza Eduarda – Dep. Federal – PSOL*

Santa Catarina:

Mariana Franco – Dep. Estadual – PCdoB

Luísa Do Prado – Dep. Estadual – PCdoB

Katielly Lanzini – Dep. Federal – PSD

Luíza Bittencourt – Dep. Federal – PSOL

Sergipe:

Linda Brasil – Dep. Estadual – PSOL

Roraima: 

Sabrina Nascimento – Dep. Estadual – Rede.

Kelly Sales – Dep. Estadual – PMB

São Paulo:

Ana Beatriz – Dep. Federal – PDT

Renata Peron – Dep. Federal – PSOL

Leonora Aquila – Dep. Federal – PHS

Tiffany Abreu – Dep. Federal – MDB

Carla Ziper – Dep. Estadual – PMB*

Thífany Félix – Dep. Estadual – PMB

Profa. Luiza Coppieters – Dep. Estadual – PSOL

Alexya Salvador – Dep. Estadual – PSOL

Hailey Kaas – Dep. Estadual – PSOL

Flavia Alessandra – Dep. Estadual – PT*

Tocantins:

Byanca Marchiori – Dep. Estadual – PSB*

 

Não queremos aqui apoiar com exclusividade esta ou aquela candidatura/legenda. Mas dizer que este despertar já tem um grande significado e isso muito nos alegra e faz acreditar em dias melhores.

Desejamos a todos e todas as candidaturas muita sorte, força e afirmamos nosso apoio até o final. Nosso corpo é político, forjado na luta e na resistência.

Avante Travestis, mulheres Transexuais e Homens trans deste Brasil!

Sua candidatura não consta em nossa lista?Acesse o site antrabrasil.org e cadastre no link “Candidaturas 2018”

*Pessoas que preencheram o formulário da ANTRA informando suas candidaturas, mas que não foi possível a confirmação da mesma até o fechamento da matéria.

**Pode ser que hajam candidaturas não cadastradas, visto que recebemos dados preenchidos em formulário lançado pela ANTRA e/ou nos foram enviados por parceiros e afiliados em nossas redes sociais. Há a possibilidade de haver desistências nas candidaturas, que não foi possível confirmar através das redes sociais.

39282970_986343611536642_701194900456079360_n

Anúncios

7 comentários

  1. Ola, Pessoas, quero agradece ao Neto Lucon que sempre esta compartilhando e difundindo nassa luta LGBTI+, agora é a lista de candidatos. Por mais jornalistas como NETO LUCON, consciente e preocupado com os rumos do nosso Pais,
    GRATIDÃO RENATA PERON CANDIDATA A DEPUTADA PELO PSOL N 5002

    Curtir

    1. Sabe o que é lamentável? Seres covardes como você que sequer tem coragem de mostrar a cara, pois nos as ” doentes mentais ” damos a cara a tapa todo dia é justamente por seres como você que precisamos aprovar uma lei que nos defenda desses ataques de ódio.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.