Destaque Pop e Art Pride Uncategorized

10 momentos em que Thales Alves arrasou na representatividade trans no MasterChef

43461348074dae90d5758z-68a7048379970c36b2410755473af420-1200x600

O programa MasterChef Profissionais estreou na última terça-feira (22) e revelou seu primeiro participante homem trans. Foi o goiano radicado em Brasília Thales Alves, que enfrentou sua primeira prova de eliminação logo na estreia e emocionou os telespectadores.

Professor de gastronomia, Thales competiu com Franklin para levar a dólmâ e entrar de vez para a competição. Como os dois são especialistas em confeitaria, tiveram que criar um doce feito com um ingrediente pouco pensado: a gorgonzola.

Franklin optou por uma desconstrução na cheesecake, fazendo uma gelatina de morango e gorgonzola. Já Thales apostou no Creme de Gongonzola e Crumble com goiabada cremosa; Ainda que Franklin tenha feito uma apresentação melhor, os jurados optaram pela suculência do prato de Thales.

A estreia, que marcou 6.1 no Ibope, contou com diversos momentos que merecem ser destacados e que mostra por que Thales já é um dos competidores favoritos da terceira edição do MasterChef Profissionais Brasil. A gente destaca alguns desses momentos.

– Ser trans e o mercado de trabalho

Thales fez questão de revelar que é homem trans logo em sua apresentação, evitando qualquer mistério ou especulação. “A gastronomia acabou salvando a minha vida nos últimos cinco anos. Eu não estava sendo feliz comigo mesmo. Aqui é o lugar mais seguro para uma pessoa como eu trabalhar. Eu sou transexual e tive que romper muitas barreiras com tudo isso”, disse ele, tornando-se o primeiro homem trans a participar de um reality show de competição no Brasil.

thales111111


Consciência da representatividade

O professor disse que a escolha por revelar ser homem trans em rede nacional se dá pela importância de se levantar o assunto e mostrar para outras pessoas trans que elas não estão sozinhas. De quebra, ressaltou que pessoas trans arrasam na profissão, apesar da forte transfobia nas áreas. “É importante falar sobre isso, porque pode salvar a vida de outras pessoas que têm medo de falar o que são. É por isso que afirmo o tempo inteiro como pessoa humana que manda bem e que é uma pessoa transexual”. Chef consciente!

thales11111


– Competência

Dentro da atração, Thales não ficou no discurso, mas mostrou técnica, competência e profissionalismo. Tendo que criar um doce a partir de gorgonzola, ele optou por criar uma base crocante com ingredientes brasileiros e criar uma nova versão de Romeu e Julieta com seu Creme de Gongonzola e Crumble com goiabada cremosa. Demonstrou que domina a arte da cozinha, até mesmo em momentos em que os concorrentes acreditavam que sua goiabada estava queimando. Disse:  “Não está queimando, eu sei o que estou fazendo”. E sabia mesmo.

Thales Alves garantiu sua vaga no MasterChef Profissionais 2018
Crédito: Carlos Reinis/Band / Divulgação

– Estratégia

Algo que pode contar como ponto positivo ao longo da competição é que Thales traz algumas estratégias no preparo, evitando que eventuais adversidades ocorram durante o processo. Esta é uma das razões que muitas pessoas já foram eliminadas em edições anteriores. Na primeira prova, decidiu fazer duas técnicas para o biscoito da receita. A primeira era usando farinha de mandioca, leite de coco e manteiga e a outra, caso não desse certo, utilizando biscoito industrializado. Em outro momento, testou em dois pratos diferentes para a apresentação. Escolheu o menos pior.


– Bordões e memes

Bem-humorado, o professor fez muitos participantes e telespectadores rirem com seus bordões e frases inspiradas em memes. Ao ser chamado para a prova, esbarrou num concorrente e disse “Meu óculos”, remetendo ao vídeo e a dublagem em que uma mulher perde o óculos quando uma lancha quase vira. Nas redes sociais, o público destacou as frases: “Bem Sunshine” (bem raio de sol”), “Bem menininha” e “Bem Let’s Go” ao completar as provas. Também já teve seus próprios memes circulando.

thales11

thaless1111


– Crush pela Paola

Enquanto Thales ainda provava o seu doce, Paola perguntou se estava bom. Foi o suficiente para que ele fizesse uma revelação: ele é admirador confesso e nervoso da chef de cozinha e jurada do programa. “O meu coração gela. Porque eu tenho uma admiração enorme pela Paola”. Ele diz que caso não esteja bom “acabou o sonho de fazer sua crush sorrir com sua comida”. Quando Paola prova a comida, ele diz: “Alguém me socorre porque eu vou passar mal”. Esses momentos podem ser divertidos ao longo da atração.

thales1111111111


– Boa impressão

Mesmo que seja o melhor, conseguir ir para a final é muito mais difícil caso os demais concorrentes e principalmente os jurados tenham uma impressão negativa e pegarem “ranço”. Esse é outro ponto positivo do professor, que demonstrou ter afinidade com vários e despertar simpatia. Quando revelou que é homem trans, recebeu elogios.  “É difícil contar isso em rede nacional”, disse um. “Ele é muito bem resolvido”, concordou outro. “Hmm, lindo”, disse uma. Os jurados visivelmente também demonstraram gostar dele.


– Vitória

Foi uma linda vitória. Além de surpreender os concorrentes, que diziam acreditar que Franklin venceria, Thales demonstrou ter investido no melhor sabor. O chef Jacquin disse que a sobremesa ficou bem brasileira e que imaginou comer a sobremesa feito “brigadeiro de colher”. Fogaça concordou: “Ficou suculento. Tem crocância, tem o sabor do queijo… Só a apresentação tá osso”. Mas entre uma apresentação bem-feita e um prato saboroso, os jurados decidiram que Thales entraria na atração.

thaless1111p


– Respeito ao adversário

Ao vencer, Thales teve uma atitude muito significativa e nobre na competição: o respeito pelo seu concorrente. Abraçou Franklin e disse: “Foi um prazer batalhar com você”. Ele ainda admitiu que esta foi a pior batalha que já teve. “Ele tem problemas lá fora como eu tenho, é um cara diferente e, para mim, foi muito duro”. Se manter esse posicionamento, só tem a crescer no programa e causar ainda mais admiração e torcida…

thales11111111


– Torcida!

Durante e após o programa, a população trans vibrou com a participação do professor no programa. Foram diversas postagens de comemoração, incentivo e apoio. A ativista Lana de Holanda escreveu: “Meu coração quase saiu pela boca, mas ele conseguiu! Representatividade importa muito”. A atriz Julia Katharine concordou: “Adorei o Thales!” Theo Affonso vibrou: “Porra Thales Alves. #Representanois #masterchef”. Que a torcida cresça ainda mais e ele continue arrasando em seus pratos. Boa sorte!

thales11111111111

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.