Ir para conteúdo

Psicólogo Thomaz responde: “Preciso passar pelo processo transexualizador por dois anos para realizar mamoplastia masculinizadora?”

psicologo1

O psicólogo Thomaz Oliveira (CRP 06/145487) responde a segunda pergunta inédita de sua coluna no NLUCON, enviada pelos leitores e leitoras de nossa página. Neste caso, ela vem de Gustavo Gisolfi.

Ele quer saber mais sobre a necessidade do acompanhamento psicológico e o tempo necessário para ser autorizado a realizar a mamoplastia masculinizadora (a cirurgia que masculiniza o peitoral).

Quem quiser participar, mande sua pergunta para holtneto@gmail.com com o título: “Dúvidas Thomaz Oliveira”. A cada coluna ele responderá um tema ou pergunta. Caso prefira que seu nome não seja exposto, garantimos o anonimato.

Segue a pergunta e logo em seguida a resposta do profissional:

Pergunta: 

Sou um homem trans em transição e faço acompanhamento há um ano no Estado de São Paulo. Gostaria de saber algumas informações: É possível conseguir um parecer profissional sem a necessidade do processo transexualizador ter completado 2 anos? (para a mamoplastia). Meu caso é que atualmente estou trabalhando e estou com convênio. Provavelmente seria um procedimento coberto, contudo meu contrato de trabalho vai até o fim deste ano somente, então não teria outra oportunidade de realizar a mamoplastia por esta via. 

Resposta:

Gustavo, essa tua questão é muito bacana pois nos levará a separar dois segmentos, que eu percebo que muitas vezes acabam se misturando, quando falamos do atendimento de pessoas trans e travestis na saúde: o SUS e o setor privado.

O famoso “processo transexualizador” (Portaria n º 2.803), que determina o acompanhamento hormonal por dois anos para liberação das cirurgias (e nesse caso a liberação para a entrada na fila) é a norma dos atendimentos realizados nos serviços públicos, ou seja, o SUS. Então, as pessoas que são atendidas pelo SUS terão de cumprir esses dois anos. Mas, quando falamos dos setores privados, isso pode mudar. Quando falamos da área privada começa a variar muito de acordo com os profissionais que você encontra (cirurgiões e psicólogos) e principalmente das normas estabelecidas pelo próprio convênio, como é o seu caso. Sendo necessário o parecer profissional de um psicólogo (muito provavelmente será), existem algumas coisas importantes que você deve saber.

É possível que você não precise cumprir os dois anos de acompanhamento para conseguir o parecer do profissional para a mamoplastia*, isso vai depender muito do psicólogo que você encontrar, mas uma coisa é certa: você terá de encontra-lo por algum tempo. Para que esse parecer seja feito de uma maneira adequada, serão necessárias algumas entrevistas para conhecer você, seu objetivo, suas expectativas em relação a cirurgia. Do meu ponto de vista, papel do psicólogo nesse momento tão importante é o de dar o devido suporte psicológico para que você possa passar por essa cirurgia da melhor maneira possível. Afinal de contas, lidar com a ansiedade, as expectativas, o pré e o pós-operatório e até mesmo com as pessoas do convívio pode ser um desafio e tanto, por isso recomendo que você continue a encontrar-se com o ou a psicóloga até mesmo depois da operação (após o devido repouso), pode ser uma experiência interessante pensando além da sua cirurgia. Muito boa sorte no teu processo!

*É importante pontuar que é especificamente para mamoplastia pois existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina que cita o acompanhamento psicológico (multidisciplinar, na verdade) pelo período de dois anos para a liberação da cirurgia de transgenitalização. (Resolução 1.955/2010 art. 4).

Thomaz
Thomaz Oliveira é novo colunista do NLUCON

Quer participar? Envie sua pergunta para holtneto@gmail.com . Caso prefira, não precisa se identificar!

Contatos Thomaz:
Contato: (13) 99710-0882
thomaz.psicologia@gmail.com
fb/insta: @thomaz.psicologia

Anúncios

2 comentários em “Psicólogo Thomaz responde: “Preciso passar pelo processo transexualizador por dois anos para realizar mamoplastia masculinizadora?” Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: