Destaque Psicólogo responde Saúde Uncategorized

Psicólogo Thomaz responde: “Preciso passar pelo processo transexualizador por dois anos para realizar mamoplastia masculinizadora?”

psicologo1

O psicólogo Thomaz Oliveira (CRP 06/145487) responde a segunda pergunta inédita de sua coluna no NLUCON, enviada pelos leitores e leitoras de nossa página. Neste caso, ela vem de Gustavo Gisolfi.

Ele quer saber mais sobre a necessidade do acompanhamento psicológico e o tempo necessário para ser autorizado a realizar a mamoplastia masculinizadora (a cirurgia que masculiniza o peitoral).

Quem quiser participar, mande sua pergunta para holtneto@gmail.com com o título: “Dúvidas Thomaz Oliveira”. A cada coluna ele responderá um tema ou pergunta. Caso prefira que seu nome não seja exposto, garantimos o anonimato.

Segue a pergunta e logo em seguida a resposta do profissional:

Pergunta: 

Sou um homem trans em transição e faço acompanhamento há um ano no Estado de São Paulo. Gostaria de saber algumas informações: É possível conseguir um parecer profissional sem a necessidade do processo transexualizador ter completado 2 anos? (para a mamoplastia). Meu caso é que atualmente estou trabalhando e estou com convênio. Provavelmente seria um procedimento coberto, contudo meu contrato de trabalho vai até o fim deste ano somente, então não teria outra oportunidade de realizar a mamoplastia por esta via. 

Resposta:

Gustavo, essa tua questão é muito bacana pois nos levará a separar dois segmentos, que eu percebo que muitas vezes acabam se misturando, quando falamos do atendimento de pessoas trans e travestis na saúde: o SUS e o setor privado.

O famoso “processo transexualizador” (Portaria n º 2.803), que determina o acompanhamento hormonal por dois anos para liberação das cirurgias (e nesse caso a liberação para a entrada na fila) é a norma dos atendimentos realizados nos serviços públicos, ou seja, o SUS. Então, as pessoas que são atendidas pelo SUS terão de cumprir esses dois anos. Mas, quando falamos dos setores privados, isso pode mudar. Quando falamos da área privada começa a variar muito de acordo com os profissionais que você encontra (cirurgiões e psicólogos) e principalmente das normas estabelecidas pelo próprio convênio, como é o seu caso. Sendo necessário o parecer profissional de um psicólogo (muito provavelmente será), existem algumas coisas importantes que você deve saber.

É possível que você não precise cumprir os dois anos de acompanhamento para conseguir o parecer do profissional para a mamoplastia*, isso vai depender muito do psicólogo que você encontrar, mas uma coisa é certa: você terá de encontra-lo por algum tempo. Para que esse parecer seja feito de uma maneira adequada, serão necessárias algumas entrevistas para conhecer você, seu objetivo, suas expectativas em relação a cirurgia. Do meu ponto de vista, papel do psicólogo nesse momento tão importante é o de dar o devido suporte psicológico para que você possa passar por essa cirurgia da melhor maneira possível. Afinal de contas, lidar com a ansiedade, as expectativas, o pré e o pós-operatório e até mesmo com as pessoas do convívio pode ser um desafio e tanto, por isso recomendo que você continue a encontrar-se com o ou a psicóloga até mesmo depois da operação (após o devido repouso), pode ser uma experiência interessante pensando além da sua cirurgia. Muito boa sorte no teu processo!

*É importante pontuar que é especificamente para mamoplastia pois existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina que cita o acompanhamento psicológico (multidisciplinar, na verdade) pelo período de dois anos para a liberação da cirurgia de transgenitalização. (Resolução 1.955/2010 art. 4).

Thomaz
Thomaz Oliveira é novo colunista do NLUCON

Quer participar? Envie sua pergunta para holtneto@gmail.com . Caso prefira, não precisa se identificar!

Contatos Thomaz:
Contato: (13) 99710-0882
thomaz.psicologia@gmail.com
fb/insta: @thomaz.psicologia

Anúncios
Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.