Destaque Pride Saúde Uncategorized

João W. Nery enfrenta câncer cerebral e emociona ao pedir que homens trans continuem luta

905a5-trans-joao-w-nery
“Meus querid@s, o câncer chegou no meu cérebro. Por isso quero prepará-l@s”, escreveu no sábado (08) o escritor, psicólogo e militante trans João W. Nery, de 68 anos. Ele fez o comunicado em seu perfil no Facebook e divulgou um texto emocionante, pedindo para que homens trans e transmasculinos continuem a luta.

+ Há um ano, João enfrentava luta contra câncer no pulmão

“Continuem a nossa luta pelos nossos direitos. Se unam, não oprimam os nossos irmãos oprimidos, já por tanta transfobia e sofrimento. Um transmasculino não precisa ser sarado, nem ter barba, nem se hormonizar ou ter pênis e se operar. Basta saber quem são e que se sentem do gênero masculino. Vamos nos respeitar, nos unir, nos fortalecer e, sobretudo, ensinar os homens cis o que é ser um homem sem medo do feminino”, declarou

O escritor agradeceu as pessoas que pediram pela sua saúde e também a oportunidade de ajudar tantas pessoas que estavam perdidas no meio da escuridão – referindo-se aos diversos homens trans e transmasculinos que passaram a se entender por meio de sua trajetória, visibilidade na mídia e ativismo. Pioneiro, jogou luz ao tema ao lançar o livro Viagem Solitária – Memórias de Um Transexual 30 anos depois, deu nome à Lei de Identidade de Gênero (5002/2013) e atuou na militância trans.

João aproveitou ainda para orientar que os garotos trans façam grupos, ampliem a rede, se orgulhem de serem trans e que também votem em candidatos que defendam os direitos LGBT. “Faremos um novo mundo! Mais humano, sem machismo, preconceito ou misoginia (…) Ser o que somos não tem preço. Viver uma mentira nos enlouquece”, frisou.

Apesar da notícia, o psicólogo revela que  espera resistir por mais tempo. Tanto que ele se prepara para terminar de escrever e lançar um novo livro – “Velhice Transviada (ainda sem editora)”, em que aborda depoimentos de homens trans idosos. “Um tema inédito na literatura brasileira. Não sei se viverei até o lançamento, mas comprem, leiam e divulguem”.

O post de João foi compartilhado nas redes sociais e os amigos, fãs, militantes e admiradores lamentaram mais essa batalha e enviaram mensagens de carinho e apoio.

Confira o texto na íntegra: 

AVISO:
Meus querid@s, o câncer chegou no meu cérebro. Por isso quero prepará-l@s. Continuem a nossa luta por nossos direitos, se unam, não oprimam os nosso irmãos oprimidos ,já por tanta transfobia e sofrimento. Um transmasculino não precisa ser sarado, nem ter barba, nem se hormonizar ou ter penis e se operar. Basta saber quem são e que se sentem do gênero masculino. Vamos nos respeitar, nos unir, nos fortalecer e, sobretudo, ensinar aos homens cis o que é ser um homem sem medo do feminino. Espero ainda está aqui por algum tempo, mas sei até quando.Obrigado por todos que pediram pela minha saúde, mas eu também fui responsável pelo meu destino. Agradeço poder ter ajudado a tantos que estavam perdidos no meio da escuridão.Sei que outros iluminaram os seus caminhos. Façam grupos, ampliem a rede, se orgulhem de ser trams. Faremos um novo mundo! Mais humano, sem machismo, preconceito ou misogenia. Votem em candidatos que defendam os direitos LGBT. Breve estarei terminando meu novo livro “Velhice Transviada. onde falo do transvelho que sou e tb de depoimentos e outr@s tansidosos. Tema inédito na literatura brasileira. Não sei se viverei até o lançamento, mas comprem, leiam e divulguem. Ainda não sei a editora. Beijos no coração de todos e não se acovardem. Ser o que somos não tem preço, Viver uma mentira nos enlouquece.

Confira galeria: 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.