Destaque Pride Uncategorized

Família reproduz foto antiga e dá importante mensagem sobre respeito às pessoas trans

familia1
Família reunida em dois momentos; Gabriel Santos mostrando seu belo físico

Uma família decidiu reproduzir uma foto antiga que fizeram durante uma viagem a praia Guriri, Espírito Santo, e viralizou na internet. Tudo porque, se na primeira aparece a mãe e três filhas pequenas, na outra tirada 18 anos depois está a mãe, duas filhas e outro rapaz.

Muita gente questionou: “cadê a outra menina?”, “quem é esse homem da segunda foto?”, mas a resposta estava na visibilidade trans. O rapaz da segunda foto é exatamente a criança da primeira. É Gabriel Santos, filho, massoterapeuta, gato e homem trans.

Para quem não sabe, Gabriel foi designado mulher ao nascer, mas se identifica com o gênero masculino e é um homem – inclusive legalmente!

A foto provocou muita repercussão nas redes sociais, com muitos elogios, questionamentos e críticas. Mas é preciso se atentar para as diversas mensagens positivas que foram levadas por meio das imagens. Foi possível refletir sobre todas as transformações que todas as pessoas, sejam elas cis ou trans, passam ao longo dos anos. E do respeito que temos que ter sobre elas.

Ainda hoje é comum encontrarmos relatos de pessoas trans que foram expulsas de casa e que, por conta da transfobia (preconceito contra pessoas trans e travestis), não têm mais contato com seus familiares. No caso de Gabriel e sua família, há um importante contra discurso por meio da brincadeira fotográfica e do largo sorriso que ostentam: em 18 anos e muitas batalhas, prevaleceu a união, o respeito, o afeto e o amor.

Que ele inspire muita gente que viu e que mostre que o acolhimento é sempre o melhor caminho para todos.

Amanhã (19) vamos realizar uma entrevista exclusiva com Gabriel, falando sobre as batalhas que enfrentou até se reconhecer homem trans, cirurgias, hormônios, o convívio familiar e como foi para ele viralizar nas redes sociais. Aguarde…

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.