Pride Uncategorized

Alba Palacios é a 1ª mulher trans a jogar no futebol feminino da Espanha

img_edefrutos_20180919-153759_imagenes_lv_propias_edefrutos_alba10-kLQ-U451930615443I1H-992x558@LaVanguardia-Web
Alba Palacios joga pelo Las Rozas (Emilia Gutiérrez)

A jogadora de futebol Alba Palacios acaba de fazer história no futebol espanhol – um dos mais tradicionais do mundo. Aos 33 anos, ela é a primeira mulher transexual a jogar em um clube feminino do país.

Alba foi contratada pelo Laz Rozas, time de veteranas de Madri, fundado em 1966. A primeira partida ocorreu no dia 16 deste mês.

Anteriormente, ela jogava em equipes masculinas, como o Pozuelo e K2, mas estava afastada do esporte desde que havia revelado ao mundo que é uma mulher trans, no dia 21 de março de 2017.

Com a hormonioterapia e adaptação, ela conta que sofreu câimbras, tontura, fadiga e a perda de sete quilos de massa muscular. Os índices de testosterona também abaixaram significativamente e ela viu o seu rendimento cair, sendo impossível continuar jogando.

“O futebol é um esporte muito machista e não queria nenhum problema. Quando comecei a tomar hormônio, meu rendimento baixou e decidi que só voltaria a jogar em uma equipe feminina”, declarou ao jornal Marca.

A atleta chegou a explicar que sempre gostou das coisas consideradas “de menino”, bem como “futebol e carros”, mas que decidiu “transformar seu corpo para se sentir bem consigo mesma” dentro de sua verdadeira identidade de gênero.

“Meus pais, que agora me dão apoio, não entenderam, a princípio, minha situação. Acredito que se trata de fazer as mudanças de forma paulatina e tranquila. Não querer chegar ao resultado final imediatamente, por mais que quisesse”, afirmou.

DnJkLG-WwAAdFdh
Alba Palacios fez sua estreia em time feminino
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.