Entrevista Pride Realidade Uncategorized

Eleitoras/es trans e travestis explicam por que vão votar em Ciro Gomes

amanda1
Amanda Anderson e Ciro Gomes

No próximo domingo (07) é o dia que os brasileiros vão se dirigir às urnas eletrônicas e votar para deputada/o estadual, deputada/o federal, senador/a, governador/a e presidenta/e do Brasil.

Neste ano, a pauta LGBT esteve presente, uma vez que diveros políticos conservadores passaram a liderar pesquisas e inventarem falácias como “ideologia de gênero” e “cartilhas-gays”- que não existem. Jair Bolsonado (PSL) é um dos exemplos.

Como reação, outros candidatos demonstraram flertar com a população LGBT e incluiram as demandas desta população, que ainda hoje é alvo de preconceito e que não tem todos os direitos garantidos, em seu plano de governo.

Mas o que a população trans e travesti tem achado e se preparado para votar? Hoje, o NLUCON convidou eleitoras e eleitores trans e travestis que já decidiram: vão votar em Ciro Gomes, o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ciro está no terceiro  lugar nas pesquisas com 10% dos votos (segundo o IBOPE). Em previsão de segundo turno, é o único candidato que ganha com folga de Jair Bolsonaro, com 46% para Ciro contra 39% de Bolsonaro.

Assim como na matéria envolvendo os eleitores de Fernando Haddad, convidamos 10 eleitores e eleitoras trans que votarão em Ciro, mediante a uma pergunta nas redes sociais. Divulgamos aqueles e aquelas que responderam.

Confira os relatos.

Ollie Barbieri
Graduando em Belas Arte, ilustrador e artesão.

Ollie

Por que irá votar em Ciro Gomes?
O primeiro objetivo de escolher Ciro Gomes é para derrotar o Inominável, e evitar a onda de antipetismo (por isso não o Haddad, mas votaria nele no segundo turno). Ciro foge a essa dicotomia instaurada, e foge de discursos de extrema direita e extrema esquerda. O posicionamento centro – esquerda, me chama mais atenção. Também o currículo dele. A carreira política de Ciro Gomes ao meu ver é invejável. Já foi Prefeito, mais bem avaliado do Brasil. Já foi Governador, mais bem avaliado do Brasil. Já foi Deputado Estadual duas vezes. Já foi Deputado Federal, mais votado do Brasil. Já foi Ministro da Fazenda e Ministro da Integração Nacional. Já foi Secretário Estadual de Saúde…

– Acha que a atuação dele foi positiva?

Em todos os cargos eletivos que ocupou no Executivo teve mais de 74% de aprovação… Atuou no setor empresarial como Presidente da Transnordestina e Diretor da CSN. Foi Professor de Direito Constitucional e Tributário e estudou economia política na Harvard Law School (EUA) Cara são 38 anos de vida pública… Ajudou a criar o Plano Real 15. Obteve o maior superávit já registrado pelo Brasil enquanto Ministro da Fazenda… Tirou do papel a transposição do Rio São Francisco… Foi premiado pela Unicef por seu trabalho na redução da mortalidade infantil… Quando Governador, comprou a dívida pública do Ceará com 15 anos de antecedência e hoje o Estado tem a melhor situação fiscal do país (é o Estado com maior investimento público relativo)… Ajudou a tornar a educação básica do Ceará a melhor da Brasil (o Estado tem hoje 82 das 100 melhores escolas)… Enfim, esses e outros motivos, me levam a escolher Ciro Gomes.

– Tem alguma proposta que tenha chamado atenção?

A proposta de escolas em tempos integrais, desde a creche ao ensino médio. A revogação do teto de gastos. As propostas para criação de complexos industriais também me chamam a atenção. Vai trazer a reforma trabalhista para o patamar de cortar privilégios dos mais ricos e preservar os direitos dos mais pobres. Não vai privatizar empresas estatais que atuam em setores estratégicos do país, como Petrobras e Eletrobras.

– Ciro já foi apontado como homofóbico anteriormente, mas hoje tem um discurso diferente. Manda beijo pras Pocs, segura cartaz prometendo criminalizar a LGBTfobia e diz que vai criar Secretaria Nacional para Cidadania da População LGBT. O que acha desses dois momentos dele?

Ele é um político, cabe a ele tratar toda população e isso nos inclui… Nossas demandas tem ganhado espaço com o passar dos anos através de muita luta… Então acredito que ele possa mudar, rever seus conceitos e respeitar nossas demandas. Como ele mesmo disse numa entrevista “Então eu tenho que respeitar essas coisas. O presidente tem que ser média. Eu estarei nesta média pendendo para a tolerância, para o respeito”. Acredito em mudança, mas também vejo vários pink money por aí…. Não ponho a mão no fogo por político algum. Isso o inclui… Ele tem mil defeitos, fala demais sem filtro, é estourado demais… Já falou várias besteiras, inclusive homofóbicas … Repúdio isso.

– Acha que ele fará algo pelas pessoas LGBT?

As propostas gerais para a população LGBTI dele que conheço é: reestruturação, ampliação, fortalecimento do Disque Direitos Humanos (Disque 100), realização de investimentos nas universidades públicas federais para ampliação de programas de ações afirmativas, assistência estudantil e permanência, inclusão no Plano Nacional de Educação, do combate a toda forma de preconceito, seja ele por raça, etnia, sexo, orientação sexual e/ou identidade de gênero. Plano de ações e metas para diminuir a discriminação nas escolas e a evasão escolar, garantia e ampliação da oferta no SUS, de tratamentos e serviços de saúde para que atendam às necessidades especiais da população LGBT, assim como o acolhimento dos idosos. Apoio à aprovação dos projetos de lei que visam à equiparação do casamento civil igualitário, assim como a Lei de Identidade de Gênero, conhecida como Lei João W. Nery. Então assim o que vejo ele falando mais é sobre a criminalização da LGBTfobia, reconhecimento da identidade de gênero de pessoas trans e políticas de consolidação da cidadania de nossa comunidade.


Matheus Raphael Gomes
Auxiliar de escritório

40382460_282027685948886_126460707825778688_n

– Por que vai votar em Ciro?

Escolhi o Ciro por ser o único que ganha do Bozo no segundo turno

– O que tem achado da campanha e das propostas?

Eu não tenho acompanhado MUITOS debates, vejo mais entrevistas dele e vejo que ele sabe o que fala. O foda é que ele fala de uma forma difícil que uma boa parte da população não consegue entender. Sei que ele tem propostas de proteção para animais Que tem propostas direcionadas as mulheres. E principalmente não defende tortura e todo o ódio que o outro defende.

– Acha que ele vai ter um olhar mais sensível às causas LGBT?

Ele pode vir a trazer esses benefícios, sim. Mas devemos sempre cobrar do governo os nossos direitos como sempre foi feito. Não vejo como se ele fosse fechar as portas pra isso.


Dylan Belo
Fotógrafo, estudante de Áudio Visual

29792784_2018463288427680_9061752202650904954_n

Por que o Ciro? 

Comecei a gostar do Ciro ao ver suas entrevistas. Ele sempre me passou muita inteligência e bom senso. Ele é sempre muito realista e não poupa as palavras só por ser um político. Não tem medo de imprensa e isso me chamou muita atenção. Quero um presidente que seja sincero com o país. Ele estudou muito, trabalhou muito para só agora se candidatar. Se preparou durante anos e merecemos sua dedicação.

– Quais são as propostas que tem chamado a atenção?

Ele é contra a regularização de porte de arma. Isso já me comprou logo de cara. Gosto de suas propostas para o ensino e principalmente nas questões de creches. Minha tia tem três filhos, ganha menos que mil reais, gastando metade em creche para pode ir trabalhar. Gosto das propostas sobre o direito da mulher. Ele também irá fiscalizar hospitais públicos, premiando aqueles adequados. Há uma semana, minha mãe se operou pelo SUS e o descaso dos profissionais e o ambiente extremamente desorganizado me revoltou. Gosto da forma como ele fala com naturalidade sobre qualquer tema que é lhe perguntado.

– Ciro já foi apontado como homofóbico anteriormente, mas hoje tem um discurso diferente. Manda beijo pras Pocs, segura cartaz prometendo criminalizar a LGBTfobia e diz que vai criar Secretaria Nacional para Cidadania da População LGBT. O que acha desses dois momentos dele?

Oportunismo ou não, se ele fizer, só vejo benefício. Felizmente algumas pessoas mudam junto com o mundo. Eu mesmo já fui LGBTfóbico e hoje sou assumidamente trans e pansexual. Se hoje ele levanta essa bandeira e quer nos ajudar, quem sou eu para julgar certo ou errado?

– Você acha que ele trará benefícios para a população trans e travesti? Por qual motivo?

Ele fala sobre respeito dentro do ambiente de trabalho, o que para pessoas trans, já é uma grande luta conseguirmos um emprego e, quando conseguimos, não somos tratados bem. Sobre acolhimento de pessoas vulneráveis em situações de rua; apoio do SUS. Ele também quer equiparar a LGBTQfobia como um crime igual ao feminicídio, racismo e injuria. Suas propostas são muitas, e ele já conseguiu muito voto da comunidade. Sabemos que ele quer fazer por nós, mas o posto de presidente não é recluso. Ele depende de outras para fazer suas propostas saírem do papel. E acho que vai ser um grande problema, mas confio que irá conseguir.


Liège Nonvieri
cientista social

43076100_1884625548288972_6485803115525177344_n

– Por qual motivo Ciro é o seu candidato?

Minhas convicções políticas só seriam compatíveis com algum candidato se a Linn da Quebrada estivesse na disputa. A decisão de votar no Ciro me foi entregue à força por pensar no segundo turno. Política em alguns países como o nosso é por ícones, pela imagem que cada parlamentar constrói, e não tanto pela ideologia. Eu voto ideologicamente no legislativo, e no executivo infelizmente temos que ceder ao menos problemático. O antipetismo torna o Haddad uma solução menos viável, e faz o PDT herdar os votos que iriam para o Lula. Eu embarquei nessa.

– O que acha do PDT?

Acompanho o partido desde que comecei a estudar política e tenho muita gratidão pelos frutos que colhemos com Brizola e Darcy Ribeiro, apesar de termos que lidar com a maçã podre que é a Katia Abreu. Não foi uma decisão fácil.

– Ciro já deu declarações consideradas homofóbicas, mas hoje se coloca como aliado. O que pensa sobre isso? Acha que ele pode fazer algo para essa população?

Não levo em consideração declarações sobre a comunidade LGBTI que tenham sido feitas antes do assunto viralizar nas redes sociais. Até o Lula já teve declarações péssimas. A Marta Suplicy, em comparação, sempre foi coerente quanto a isso, mas os posicionamentos positivos, a meu ver, param aí. Esse é um parâmetro importante, não à toa o Bolsonaro tá recebendo esse rechaço, mas não é o único critério. Acho que as propostas do Ciro sobre criminalização da LGBTIfobia são ótimas, e ele parece preocupado. Contratou social media que tem cuidado com o que escreve sobre o assunto. É difícil saber o que é pura retórica. Acredito no candidato, mas acredito ainda mais na potência do legislativo.


Luan Romano
Designer gráfico

43033932_284955339008469_1832730921082552320_n

Por que o Ciro?

Escolhi o Ciro, pois dos candidatos disponíveis ele é o mais preparado, mais experiente e competente. Depois que soube que ele encabeça o plano real e criou a PL (Participação de Lucros), vi nele o verdadeiro interesse pela massa, pelo trabalhador. Não imaginaria outro candidato criando esse tipo de lei. Ao contrário, seriam capazes de criar leis para nos tirar benefícios.

– O que tem achado da campanha e das propostas dele?

O Ciro é um homem inteligente, estudado. Com isso ele tem a versatilidade de conversar sobre tudo, analisar com clareza todas as áreas que será responsável como presidente, sem deixar na mão de terceiros a tomada de decisão. Acho válida a proposta de limpar o nome da população removendo do SPC. É possível de ser feito e com essa preocupação novamente com o povo, me sinto seguro em ter alguém no poder olhando por nós.

– Acha que ele deixou de fato aquele discurso LGBTfóbico de antigamente? Acredita que ele possa fazer algo pela população trans?

Ele mesmo disse em uma entrevista que como pessoa política é preciso ter convicção, mas também aprender a mudar de opinião. Pode até soar como oportunismo, mas pelo menos ele vê a comunidade LGBT no meio dos eleitores, enquanto outros manifestam ódio e deixam claro que nosso voto é insignificante. Vi uma proposta a favor das mulheres trans e acho sim que ele é capaz de abrir um espaço para que possamos ter direitos ou ao menos assegurar o nosso direito de ir e vir em segurança. Não custa nada ele abrir espaço para nossa comunidade, criar leis e principalmente não retirar nenhum direito já conquistado. Só de não nos impedir já é fazer algo por nós. Com ele no poder eu me sinto seguro.


Melissa Cassimiro
Advogada, trabalha em multinacional americana e admira ativistas, militância e trabalhos em ONG destinadas a LGBT

43138803_2170263976522409_6612779790657126400_n

– Muita gente tem declarado o voto em Ciro e justificado como uma alternativa ao antiBolsonarismo e ao antiPetismo. Foi o seu caso?

Já havia definido pelo voto em Ciro Gomes antes mesmo das primeiras pesquisas serem publicadas. Minha decisão de início se baseou por ser um dos poucos candidatos que possui uma carreira pública sólida, estando em diversas funções, para disputar uma vaga na presidência. Não estamos falando de mera função, e sim das funções de chefe de governo e de Estado, o que requer vivência. Então quando se tem no currículo ser deputado estadual, federal, prefeito, governador e ministro por duas oportunidades, traduz uma segurança de um candidato plenamente capaz de exercer a administração pública da forma que constituição prevê. No desenvolver da campanha, com a evidência da polarização entre os grupos de extremas: esquerda (que entendo e respeito a ideologia) e direita (onde enxergo uma idolatria baseada no ódio e anti-petismo, misturado com um pouco da hipocrisia da sociedade cristã – sem generalizar, até porque já tive formação Cristã e hoje enxergo e gosto do Cristo, mas não coloco a mão no fogo pelos seguidores), qualquer destes candidatos na hipótese de vencerem as eleições, terão governos que não irão chegar ao final dos 4 anos, enfraquecendo novamente a democracia, fomentando ainda mais o ódio que estas eleições nos trouxe escancarado. Assim precisamos de um candidato mais neutro que possa equilibrar essa polarização.

– O que tem chamado a sua atenção positivamente durante a campanha dele?

A campanha em si não acho atraente, em épocas de memes, acusações, jornalistas despreparados para conduzir entrevistas numa mídia extremamente imparcial, ora oportunista, difícil dar crédito a debates e ao horário político, onde quem tem ma fé (e não são poucos) querem alienar as pessoas de maneira geral, já que o hábito das pessoas se informarem em fontes idôneas cada dia é mais difícil (ter amigos que publicam fake news do MBL para mim é o máximo da preguiça e alienação mental). No mais, o plano de governo me conquista por dizer que irá investir maciçamente em educação (palavras do plano do candidato), ampliar o sistema do SUS, gerar empregos, recuperar e modernizar a infraestrutura, combater a corrupção e ser um dos poucos planos de governo que prevê políticas afirmativas para a diversidade, incluindo LGBT’s, mulheres, negros e pessoas com deficiências, me fazem ter segurança que fiz a lição de casa de forma correta ao escolher meu candidato.

– Ciro já foi apontado como homofóbico anteriormente, mas hoje tem um discurso diferente e pró-LGBT. Manda beijo pras Pocs, segura cartaz prometendo criminalizar a LGBTfobia e diz que vai criar Secretaria Nacional para Cidadania da População LGBT. Há quem veja mudanças e quem vê como oportunismo. O que acha desses dois momentos dele?

Acho que ele, como tantos outros brasileiros e brasileiras já erraram, erram e ainda errarão ao tratar da temática LGBT. Somos frutos de uma sociedade machista e patriarcal, com lutas muito recentes e visibilidade ainda aquém do esperado. Os preconceitos de Ciro contra nossa população se manifestam em xingamentos dirigidos a outras pessoas héteros quando o irrita, ou são seus desafetos. Ele agiu certo? Não! Mas de tudo o que pesquisei (pois realmente não lembrava ou não tinha o Ciro como uma pessoa que seguiria), parte são dos anos 90 (década que lutas por direitos LGBT e o politicamente correto em engatinhavam) e um caso recente contra o ex-prefeito de São Paulo. O candidato que estou escolhendo não comete crimes contra nossa comunidade, não faz apologias de ódio contra nossos corpos e tem de forma muito clara abertura e defesa as nossas pautas: casamento, adoção e considera justa toda a forma de amor. Ele é favorável a políticas afirmativas a favor da diversidade (coisas de quem não tem problemas com a própria sexualidade né, mores)

– Você acha que ele trará benefícios para a população trans e travesti? Por qual motivo?

Claro que sim. Se ele abrange em seu plano de governo a sigla LGBT e destina um tópico tratando das nossas necessidades. Nestes sub tópicos encontra-se devidamente previsto como o combate de preconceito por identidade de gênero no Plano Nacional de Educação, o que significa dizer que, em seu governo é conhecido o nosso pouco acesso à educação, onde o respeito e o combate ao preconceito tem que começar ali, onde muitas de nós infelizmente somos acuadas e banidas em conviver e receber o maior legado que uma pessoa e um país precisa: conhecimento. O plano também fomenta a aprovação da Lei de Identidade de Gênero (João W. Nery). Por estes motivos, estou segura, convicta que meu voto irá para #CiroGomes12.


Amanda Anderson
Bacharel em Direito, Presidente Nacional do PDT Diversidade

43166137_344723259616309_4580368018848088064_n

– Por qual motivo escolheu o Ciro Gomes?

Pelo programa de governo progressista e nacionalista por ele apresentado, assim como pela assinatura da Plataforma LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI+, se comprometendo de fato com a temática LGBTI, além de 38 propostas voltadas as mulheres e demais populações consideradas minorias.

– O que tem chamado a sua atenção positivamente durante a campanha dele? Seja em propostas ou posicionamento?

Sua postura enquanto candidato que debate com conhecimento de ideia e de seu plano de governo, seu preparo em gestão pública, seus 38 anos de vida pública sem que houvesse malversação de dinheiro público, sua governabilidade quando Prefeito, Governador e Ministro, tanto da Fazenda, com a participação na criação do Real, quando no Ministério de Minas e Energia, sendo responsável pela transposição do Rio São Francisco.

– Ciro já foi apontado como homofóbico anteriormente, mas hoje tem um discurso diferente e pró-LGBT. Manda beijo pras Pocs, segura cartaz prometendo criminalizar a LGBTfobia e diz que vai criar Secretaria Nacional para Cidadania da População LGBT. Há quem veja mudanças e quem vê como oportunismo. O que acha desses dois momentos dele?

Vivemos em uma sociedade heteronormativa e retrógrada, até mesmo nós, LGBTIs, reproduzimos o machismo intrínseco de nossa criação para com nosso pares, mas evoluímos conforme o conhecimento da diversidade que adquirimos. Quanto a criação da Secretaria Nacional da População LGBTI, é uma demanda a muito nos movimentos sociais e somente seu plano de governo aponta como importante essa secretaria, assim, como já dito anteriormente, a assinatura da Plataforma da Aliança Nacional LGBTI+, sendo assinada verdadeiramente por ele e Guilherme Boulos, deixando Haddad de assiná-la por dizer que os itens já estão contemplados em seu plano de governo, ou seja, podendo nos usar como mercadoria de troca, como já feito anteriormente em governos petistas, mostrando de fato, sua homolesbotransfobia intrínseca.

– Você acha que ele trará benefícios para a população trans e travesti? Por qual motivo?

Certamente sim, já que a responsável pelo plano de governo, na parte LGBTI, é uma mulher transexual, jurista, única mulher transexual a comandar um Movimento de Colaboração Partidária na América do Sul e Internacional Socialista, única mulher transexual vice-presidente da União Nacional doa Estudantes, desde 1937 e a única mulher transexual a participar da criação de todos os planos de governo dos presidenciáveis. Isso denota o respeito à diversidade sexual do candidato, chamando para si a responsabilidade em compor para avançar nos temas menos conhecidos e principalmente o enfrentamento à transfobia, por incluir em seu plano de governo uma mulher transexual, mostrando sua evolução como ser humano, assim como a evolução que propõe para nossa sociedade e cidadania.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.