Destaque Pride Uncategorized

Instituto Brasileiro Trans de Educação completa um ano com saldo positivo; confira trabalhos

43623038_372563689978393_4340569154214952960_n
Andreia Lais Cantelli e Sayonara Nogueira

O Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE) completa um ano de existência nesta quarta-feira (10). E, apesar do conservadorismo mostrar a sua cara na política e permear diversos espaços na educação, o saldo é positivo.

Segundo Andreia Lais Cantelli, presidenta do IBTE e professora da rede estadual de Educação do Paraná, diversas ações de combate a transfobia e de respeito à diversidade sexual e de gênero no espaço escolar foram feitas.

Dentre elas, está o primeiro Censo Trans Educação, que mapeou os profissionais de educação que se identificam enquanto pessoas trans ou travestis. Também foi realizado um Memorial contendo artigos e narrativas de professores e professoras trans e suas experiências na educação.

No primeiro censo, publicado em janeiro de 2018, 90 profissionais trans foram mapeados. Agora, o Instituto estima mais de 120 professores e professoras trans.

“Também tivemos campanhas de incentivo do nome social, de combate a transfobia na escola e nos meios de educacionais. Realizamos um observatório de violência transfóbica na educação, uma Plataforma T de denúncias de transfobia. E, mais recentemente, uma parceria com o Internacional Trans Fund, para combater a violência na educação e incentivar o acesso de trans na educação”, declarou.

Os próximos passos incluem mapear como a transfobia se institucionaliza, para entender e combater a raiz da violência, mapear o número de estudantes com um perfil socioeconômico, publicar um livro com nossas pesquisas e produções, e criar um aplicativo para android e ios que funcionam como central de denúncias de transfobia na educação”.

O grupo também se prepara para a realização do 1º Seminário do IBTE. “Nosso trabalho nesse segundo ano terá como lema: “Produção de conhecimento, militância e ciência”, declara Andreia. Parabéns, bons estudos e bom trabalho! 

43676255_311080903019792_2829845554949783552_n
Carla Silva, Wescla Wasconcelos, Sayonara Nogueira e Rebecka de França
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.