Pop e Art Pride Uncategorized

Militante trans pioneiro, João W. Nery é finalista do 23º Prêmio Claudia; vote nele

joaownery
João W. Nery (Crédito: Pablo Saborido/CLAUDIA)

O escritor, psicólogo e militante trans pioneiro, João W. Nery é um dos finalistas da 23ª edição do Prêmio Claudia. Trata-se da maior premiação voltada para a luta de igualdade de gênero e para dar visibilidade a trabalho de mulheres da América Latina em diversas categorias.

Aos 67 anos, João aparece ao lado de outros dois homens cis na categoria “Eles por Elas”. Ele é apontado como o primeiro homem transexual operado no Brasil, que colaborou, com a própria luta, para algumas das principais conquistas pela igualdade de gênero do país.

Seus concorrentes são Fábio Bibancos (criador do Apolônias do Bem, rede de dentistas que atende voluntariamente vítimas de violência, recuperando a autoestima delas) e Reinaldo Bulgarelli (fundador da Txai, consultoria em responsabilidade social para o mercado corporativo voltada principalmente para as questões de gênero).

No texto que divulga o nome de João é possível ver parte de da trajetória de quem foi designado mulher ao nascer, mas que se identifica com o gênero masculino e é um homem. As lutas foram marcantes e pioneiras, inclusive contra a ilegalidade que a transgeneridade era vista na época, para conseguir sem quem é. Nos últimos sete anos, publicou quatro livros, ganhou visibilidade, tornou-se referência e ajudou muitas pessoas.

Atualmente, João está internado com quadro de insuficiência respiratória no Rio de Janeiro. Ele anunciou recentemente que enfrenta um câncer cerebral. Para votar em João clique aqui.

As vencedoras de cada categoria e o vencedor de Eles por Elas serão revelados na noite do dia 22 de outubro, em uma cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.