Beleza Pop e Art Pride Uncategorized

Foto histórica com ícones da beleza trans e travesti dos anos 80 cai na rede; saiba quem são elas

roberta close gal matarazzo perla
Perlla, Gungalla, Gal Matarazzo, Roberta Close e Rosana Bereson

Uma foto histórica com cinco travestis e mulheres transexuais que foram ícones de beleza dos anos 80 caiu nas redes sociais nessa semana. A imagem chamou atenção pela beleza natural e por ter o ícone Roberta Close, ainda sem cirurgias, apenas com a hormonização, dentre as beldades.
.
Lá também estão Perlla, Gungalla, Gal Matarazzo e Rosana Bereson, respectivamente. Elas figuravam em capas de revistas da época, participavam de programas populares de tevê, realizavam shows de vedete no Brasil e na Europa, concursos de miss e eram destaques absolutos nos bailes de carnaval, sobretudo os que eram definidos como Gala Gay.
.
Aliás, a foto foi tirada em um baile de carnaval do Rio de Janeiro.
..
Vale dizer que os anos 80 foi a década em que a beleza trans mais figurou na mídia. Foi quando Roberta Close foi descoberta na revista “Close” e logo se tornou a primeira a posar nua para a Playboy. Gal Matarazzo foi a primeira a sair na revista Fatos e Fatos. E Perlla, que era apontada como uma das concorrentes de Close no quesito beleza, também esteve em uma edição de 1982. Todas tiveram destaque internacional.
.
Close atualmente está morando na Suíça e volta ao Brasil nas férias e para se apresentar em alguns programas de TV. Há relatos de que Gal Matarazzo também leva uma vida pacata e anônima atualmente. Já Perla, Gungala e Rosana infelizmente faleceram nos últimos anos.
.

.as divas 001

Ao compartilhar a imagem no Facebook, a artista travesti Marcinha do Corinto, também uma das musas dos anos 80 até os dias atuais, escreveu: “Grandes nomes da nossa história da travesti brasileira. Se todas nós temos o mínimo de liberdade, devemos a elas que lutaram para termos nossa liberdade”. Ela ainda usou as hashtag Travesti Não é Bagunça e Travesti Show.
.
A ativista travesti Marcella Alves Monteiro também compartilhou e destacou: “Você sabe quem são estas? Sabe pelo que tiveram que passar para serem elas mesmas nessa época? Respeite quem veio antes de você, quem construiu o chão que você pisa. Pois se hoje você tem direitos quem galgou por eles não está mais aqui para lhe contar a história, mas suas memórias ficaram gravadas”, declarou.
.

.Confira outros cliques:

wermont e perla
Roberta Wermont e Perlla
376394_393966660660817_245904969_n (1)
Gal Matarazzo
Roberta Close2
Roberta Close em reportagem aos 19 anos
ATgAAAAb6NvW_mzHqK0aDFJWz-p5xQ8HNGUL9AJgIJzOJW327zF6bQHMxhEysoFvWewMsIPbrOwf7OzCe47CaRuME8QCAJtU9VBIZPFFwjFXliXXJZncg1APkpuuUg
Perlla

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.