Pop e Art Saúde Uncategorized

Aos 18 anos, Jazz Jennings passa por redesignação genital e diz que realizou sonho

Jazz-Jennings-Undergoes-Gender-Reassignment

Jazz Jennings, protagonista do reality show “A Vida de Jazz”, exibido pela TLC, passou em junho deste ano pela cirurgia de redesignação gential (popularmente conhecida como “mudança de sexo”). Aos 18 anos, ela declarou que realizou um sonho.

“Este é um momento que eu sempre imaginei e experimentar isto foi tão surreal. Eu estava tipo ‘eu não posso imaginar o que está acontecendo”, afirmou ela em entrevista ao Nightline da ABC News.

A cirurgia ocorreu depois de viver da infância à adolescência passando por bloqueadores de puberdade, que impediram que ela desenvolvesse caracteres atribuídos ao masculino no início da adolescência, e depois, terapias hormonais com estrogênio, que dariam a ela as formas atribuídas ao feminino.

“Isso permitiu evitar a puberdade masculino e sinto que é por isso que minha disforia não tem sido tão ruim, porque eu me olho no espelho e vejo a garota que sou por dentro. Mas nem toda pessoa transgênera tem essa oportunidade”, reflete.

Por outro lado, o fato de ser um caso específico fez com que ela encontrasse dificuldades de que um cirurgião aceitasse operá-la. “Eles estão usando o tecido que eu tenho, o peritônio, e também um enxerto de pele. Eu digo que vai ser como uma vagina de retalhos, Franken-vagina”, disse ela, rindo. “Então, sim, desde que seja funcional, é tudo o que importa”

A jovem revelou que houve uma complicação durante o procedimento cirúrgico, mas que nada atrapalhou o resultado atual. “Eu tive que retomar outro procedimento, mas foi tudo parte da jornada. A coisa boa, porém, é que era uma questão apenas cosmética e externa, por isso não foi muito dramática”. Ela acrescentou: “E eu quero que pareça um pouco bonita, é o meu corpo”.

Jazz garante que a cirurgia genital foi o último procedimento que fará para se sentir mais confortável com a identidade feminina. “Não há nada depois disso. Eu só consigo ser eu mesma, estar no corpo que eu sempre quis. E então eu posso viver minha vida apenas como Jazz”, comemora.

98183_176960_picmonkey-collageq_584_343
GAROTA MILITANTE

A jovem, que foi designada menino ao nascer, se identifica como menina desde muito pequena.  Tanto que, em 2007, aos seis, já estava dando entrevista a Barbara Walters na TV. “Quando eu tinha dois anos, fui até minha mãe e perguntei: ‘quando a boa fada vai vir com sua varinha mágica e transformar meu pênis em uma vagina?”, declarou. Os pais procuraram se informar sobre o que acontecia, mas sempre a respeitaram e a acolheram.

Desde então, ela participou de inúmeros programas de TV contando a sua história e lutando pelos direitos das pessoas trans – como o direito ao uso do banheiro. Chegou a usar da visibilidade conquistada para a instituição TransKids Purple Rainbow Foundation para ajudar crianças trans, e a Purple Rainbow Tails, que confeccionada caldas de sereia de borracha para arrecadar dinheiro para crianças trans.

“Desde que eu tinha seis anos de idade, eu tenho compartilhado minha história. E você sabe no começo eu pensei, ‘Ok, isso tudo vai chegar ao fim um dia e então vou ser capaz de viver minha vida.’ Mas cada vez mais eu percebi que recebi essa missão por uma razão e que tenho uma voz forte e poderosa”, disse Jazz, que chegou a escrever livro, virar boneca e inspirar milhares de fãs.

Atualmente, Jazz participa de um reality show da ABC, que é exibido no Brasil pela TLC. A quinta temporada estreia em janeiro de 2019 e falará sobre a cirurgia, sua formatura e o aniversário de 18 anos.

Confira um dos episódios: 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.