Pride Uncategorized

Após situação de rua, mulher trans Adriana Cavalcanti realiza 1º ENEM e planeja Faculdade de Direito

03329-adriana1

Adriana Cavalcanti, a mulher transexual de 29 anos que estava em situação de rua e que viralizou na web ao falar com muita desenvoltura e sabedoria sobre a greve dos caminhoneiros, voltou a ser notícia neste domingo (04). Ela prestou pela primeira vez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Campinas, município de São Paulo, e revelou os caminhos em busca por direitos, dignidade e oportunidades.

Para conseguir realizar a prova, Adriana contou com um grupo de apoio, formado por advogados e estudantes de medicina e odontologia, para que estudar com apostilas e se inscrever. Ela também recebeu um kit, com canetas pretas, lanche e carona para realizar o exame. Vale dizer que Adriana atualmente mora em um abrigo temporário.
.
Antes de entrar nos portões, ela admitiu estar ansiosa para realizar principalmente a redação, uma vez que já demonstrou trazer diversos conhecidos por meio da paixão pela literatura e escritores brasileiros. “Independente do tema, não deixarei de exaltar a natureza, as minorias, a violação de direitos. Vai sair na hora”, declarou ao G1. O tema deste ano foi: “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
.
O objetivo, segundo ela, é conseguir uma bolsa pelo Prouni, entrar em um curso de direito e se tornar advogada. “Se não conseguir esse ano vou tentar nos próximos, mas não desisto”, afirmou. “O curso de direito eu vou conquistar, independente se hoje ou amanhã. Eu tiro isso de letra. Essa etapa é só uma catraca até alcançar o trem. Ainda tenho de subir as escadas, achar a plataforma”.
.
Apesar da expectativa, ela disse que não se importa tanto com o resultado, mas ressalta a importância de sua participação no processo. “Não deixa de ser representativo a atitude de ter saído de um lugar pejorativo para entrar em uma universidade e fazer a prova. Só se define um vencedor pelo quanto este aguenta perder. O que importa é a vida. E o que acontece nela não pode derrotá-lo”, disse.

A gente segue na torcida!

enem1
Jornalista Ana Lima divulga foto da Adriana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.