Pride Psicólogo responde Uncategorized

“João W. Nery tornou menos solitária a viagem de muitos homens trans”, diz psicólogo Thomaz Oliveira

joao_nery_transexuais_cards_cartoes_postais_campanha_livres_iguais_onu (1)
Arte de João W. Nery na campanha “Livres e Iguais”, da ONU

Muitas coisas aconteceram nas últimas semanas, dentre elas a ida de um cara com uma história incrível (e felizmente, registrada), João W. Nery. João foi psicólogo, escritor, palestrante, militante pelos direitos transmasculinos e uma espécie de pai para muitos caras trans brasileiros. De uma inteligência ímpar, João auxiliou muitos homens trans (e suas famílias) contando sua Viagem Solitária, dando informações ou simplesmente acolhendo e direcionando as pessoas.

João Nery trouxe algo precioso para a comunidade de homens trans: visibilidade. Considerando o forte apagamento da comunidade de homens trans, que se arrastou por anos, os livros Erro de pessoa e Viagem Solitária trouxeram acalento para pessoas que sempre foram marginalizadas, certeza para aqueles que estavam se questionando e, o mais importante, a possibilidade de identificação a todos nós.

Eu conheci o João pessoalmente em 2015, no Centro Cultural de São Paulo. Eu, firmando minha identidade o encontrei de uma forma que me marcou muito na época. Estava eu literalmente perdido pelo Centro, não faltava muito para começar uma mesa que ele participaria e coincidentemente o vi chegar. Não pensei muito para ir até ele pedir informações. Ele muito simpático e eu muito ansioso (e é assim mesmo, né?). Fomos juntos. Lembro quão feliz eu estava aquele dia e guardo com carinho a conversa que a gente teve, antes e depois do evento sobre transição, transfobia, Psicologia…

Na realidade o intuito desse texto é bem simples: deixar registrado meu agradecimento ao homem que tornou possível e menos solitária a viagem de muitas pessoas, inclusive a minha e de caras que eu admiro muito. Obrigado João. Seus ensinamentos foram preciosos e não serão esquecidos.


thomaz2

Thomaz Oliveira, psicólogo (CRP 06/145487)
É formado pela Universidade Paulista e realiza atendimento clínico para adolescentes, adultos e idosos sob a ótica psicanalista. Também realiza palestras sobre diversidade sexual e de gênero, e é colunista do NLUCON, respondendo perguntas e dúvidas dos leitores e fortalecendo a relação entre a Psicologia clínica e a população trans e travestis. 

Contatos Thomaz:
Celular: (13) 99710-0882
thomaz.psicologia@gmail.com
fb/insta: @thomaz.psicologia


Quem tiver alguma dúvida e quiser a resposta do psicólogo Thomaz deve enviar a pergunta para o e-mail holtneto@gmail.com com o título Dúvidas Thomaz Oliveira. A cada coluna ele responderá um tema ou pergunta. Caso prefira que seu nome não seja exposto, garantimos o anonimato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.