Pride Realidade Uncategorized

Militantes, fãs e amigos lamentam a morte do cantor trans Apolo Pinheiro: “Ser de luz”

364fb909-e6ba-42a5-9aa6-11cd466b2625
Bruno Ricardo e Apolo Pinheiro

Após a divulgação da morte de Apolo Pinheiro nesta sexta-feira (16) aos 29 anos, diversos ativistas, fãs, amigos e familiares usaram as redes sociais para falar sobre o cantor. Eles lamentaram a despedida precoce e destacaram a importância do artista no cenário artístico e de militância T.

Apolo estava internado desde o dia 2 de novembro devido a um vírus raro e não identificado no cérebro, no Hospital do Servidor Público Municipal, em São Paulo. Ele sofreu uma parada cardíaca no dia 9 de novembro e não resistiu ao ter complicações. Na sexta-feira (16) os aparelhos foram desligados.

A esposa Carol Nery, que continua muito abalada, escreveu nas redes sociais: “Obrigada pela história de amor mais linda do mundo! Eu te amo, meu anjo de luz. Vai ter show no céu”.

O modelo trans Bruno Ricardo, amigo de Apolo, também destaca ao NLUCON que ele foi um “cara de luz”, sempre dando “bons conselhos” e fazendo-o enxergar diversas coisas com outros olhos. “Havia várias coisas que eu pensava que se as pessoas soubessem, iriam me crucificar. Mas ele me mostrava que não tinha nada a ver, que o importante da vida é sermos felizes da maneira que nos sentimos bem, sem vergonha, sem pudores, apenas ser feliz”.

Bruno destaca o dia em que o cantor falou para ele que iniciaria a transição. “Depois da esposa dele, eu fui o primeiro amigo a saber e a aconselhar. Fico muito feliz por ter ajudado ele, mesmo com palavras, e fico mais grato ainda por ter feito parte da vida dele nos momentos mais felizes. Ele vai deixar saudades e vai morar pra sempre no meu coração”.

A militante Jacqueline Brasil – cuja contribuição é histórica ao movimento trans e travesti – comentou nas redes sociais que Apolo deixa um grande legado na luta pelos homens trans, utilizando dos seus talentos em prol da visibilidade do grupo. Ela diz que, ainda que não tenha convivido com o artista, sempre foi notável a união das lutas e ideias.

“Apolo Pinheiro é nosso grande militante homem trans, que nos ensinou com sua arte a forma de fazer política de inclusão social. Deixa a todos nós um grande legado. A luta da visibilidade de ser homem trans numa sociedade machista, preconceituosa. Que sua luta não seja esquecida por nós travestis, homens e mulheres transexuais. Apolo, presente”, escreveu.

O estudante trans Kaiool Leonard conta revela que seu encontro com o cantor surgiu em um momento de grande felicidade para ambos: a cirurgia que tira o volume e masculiniza o peitoral. E que Apolo foi importante diante de complicações do pós-operatório.

“Cara incrível que tive o prazer de conhecer justamente quando fui fazer a avaliação para a minha cirurgia de mastec. Lembro que estávamos ansiosos para saber a data e depois de saber não conseguíamos evitar o sorriso de alegria. Nos retornos de pós operatório o cara me acalmou muito na minha insegurança quanto ao meu resultado, me fez companhia quando eu estava triste por ter perdido um dos meus mamilos e com um jeito empático de ser conversava comigo dizendo que ia dar tudo certo. Desde lá acompanhei sua carreira e passei admirá-lo imensamente. Queria ter tido outra oportunidade de te encontrar novamente… Enfim, descanse em paz guerreiro! ❤️”.

46492403_354356741790751_8528738596591501312_n
Carol, Apolo, Rùbia e outras amigas

A amiga Anna Rúbia divulgou uma foto em que relembra alguns dos momentos marcantes que viveu com Apolo. “Uma noite muito especial com pessoas especiais. Apolo Pinheiro com seu sorrisão de sempre. Essa noite foi num show de Apolo em Brasília. Nós nos encontramos na fila do banheiro ao final do show e aproveitei para pedir que Apolo cantasse uma música que eu amo, e assim ele fez. Juntou essa galera aí toda cantando na porta do banheiro. Foi um momento de muito amor e alegria. O segurança lá atrás expulsou a gente porque o bar ia fechar. Hahaha! Estraga prazeres”.

Ela diz que Apolo e Carol Nery, a esposa dele, são dois seres de luz e que sempre lutam por aquilo que acreditam, “com ombros erguidos, peito estufado, sem meio termo”. “Dois guerreiros enfrentando o mundo juntos. Orgulho para todos aqueles que os acompanhavam e seguiam. Apolo agora vai lutar e cantar lá no céu junto dos anjos, assim como ele sempre foi: um anjo de luz que irradiava todo amor através de sua música. É com essa música que pedi e que tive a honra de receber essa homenagem que me despeço de você, grande cara: Luz dos olhos“.

A professora e militante trans Sara Wagner Work divulgou uma foto de Apolo e escreveu: “Apolo Pinheiro, Presente. RIP 15/11/2018. Cantor, ativista e trans”. O ator Guttervil escreveu: “Apolo Pinheiro, que o Universo te receba de braços abertos com muitos aplausos”.

Já a cantora e militante trans Renata Peron ressaltou os aprendizados que o cantor deixou. “Lamento profundamente a morte do Apollo Pinheiro, nosso grande amigo e militante Homem Trans. Ele nos ensinou com sua arte a forma de fazer política e de como um trans poder ser homem sem perder sua feminilidade nem sua doçura . Apollo Pinheiro Presente”, publicou.

O primo José Edson Almeida diz que o momento é muito difícil para toda a família. Ele afirma que viu Apolo nascer e que se trata de um homem de “coração amoroso e sorriso ímpar”. “Tinha personalidade forte, era bem humorado e tinha muita humildade em seu coração. A gente sempre deu altas risadas. Para mim, Cássia foi o primeiro sol, Apolo é o segundo, que veio, brilhou e continuará sendo estrela aonde estiver, sempre olhando para todos nós”.

Confira algumas das homenagens: 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Páginas e grupos dedicados à população LGBT chegaram a repercutir a despedida. A página Fã Clube Apolo Pinheiro, dedicada a reunir os fãs do artista, publicou uma foto e escreveu: “Apolo, você viverá para sempre em nossos corações!”. A Página Igreja de Santa Cher na Terra, grupo no Facebook com mais de 160 mil curtidas, divulgou a postagem e lamentou a partida.

Diversas outras pessoas deixaram mensagens nas redes sociais. Quem quiser deixar registrado sua homenagem nesta matéria, envie um e-mail para holtneto@gmail.com. Não esqueça de dizer o seu nome, profissão, relação com o Apollo e, caso tenha uma foto, nos envie também.


Nós, do NLUCON, também fizemos uma homenagem ao artista, salientando que Apolo é uma dos homens mais incríveis que conhecemos e trocamos admiração e carinho em 14 anos de trabalho. Tinha um coração de outro, muito respeito pelo ser humano e se preocupava de fato com o outro. Gente rara de se ver, mesmo.

Aliado a uma voz e talentos marcantes, Apolo conseguia levar o público para esferas mais profundas dos sentimentos em suas performances musicais. Promovia uma conexão intensa entre música, letra e o ouvinte que só quem o conhecia – e enxergava seu coração de ouro – entendia tamanha catarse.

Tivemos a oportunidade de dizer o quão seu trabalho era tocante e importante. E que ele não era apenas um cantor, mas um intérprete fantástico. “Sua morte precoce deixa uma lacuna em todos nós, também uma perda para a comunidade LGBT, sobretudo dos homens trans, e para o cenário artístico. De qualquer forma, Apolo sempre provou que não é o corpo que importa, mas a essência. Então a essência dele fica, bem como seu trabalho e legado espalhado e eternizado pelas redes sociais e principalmente em nossos corações”.

Queremos deixar sinceros sentimentos a esposa Carol, amigos, familiares e fãs. E também dizer que esse trabalho que realizo também passa a ser dedicado a ele como agradecimento, admiração e amor durante essa trajetória tão intensa e transformadora. Apolo, obrigado! Apolo, para sempre presente!

46434133_2113688558681782_1134342090264674304_n
Apolo Pinheiro, Presente!

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.