Beleza Pop e Art Pride Uncategorized

Em festa-ensaio, fotógrafo Landyn Pan celebra corpos plurais e narrativas trans

trans2

O fotógrafo trans não-binário Landyn Pan realizou um ensaio fotográfico com diversas pessoas trans e não-binárias durante algumas celebrações em grupo. Em Naked Paint Party, elas e eles ficam nus/as, se pintam, falam sobre disforias, corpo e gênero e posam para as fotos em um espaço seguro.

A ideia do ensaio foi  ressaltar a beleza e corpos plurais e também tecer uma crítica a abordagem da mídia hegemônica ao retratar poucos tipos corpos, narrativas e possibilidades de ser uma pessoa trans. Ele aponta que muitas vezes a discussão fica limitada em “antes” e “depois”.

“Perceber a verdade sobre o seu próprio gênero é libertador. Eu só quero que essas fotos mostrem o que está sendo ignorado, o que não é necessariamente simples, respeitável, bonito ou palatável”, afirma o fotógrafo, que trabalha em Nova York, à Vice internacional.

Durante o ensaio, todas/os/es modelos compartilharam histórias, discutiram gênero e corpo e falaram sobre as percepções de suas identidades. Muitos pintaram as partes em que se sentiam com disforia, dando um novo significado a elas. O fotógrafo afirma que o ensaio também foi um desafio pessoal, uma vez que sempre se sentiu desconfortável com o próprio corpo e com a nudez.

Em 2015, ele havia realizado uma cirurgia que masculinizou o peitoral e iniciado a homonioterapia com testosterona, mas ainda continuava com partes “indesejáveis” do corpo. “Estava desconfortável na minha própria pele. Pensei que estar nu com outras pessoas em um ambiente seguro e não sexual me desafiaria e me levaria a pensar de forma diferente. Decidi organizar festas de pintura e me senti liberado por ela”.

Landyn diz que espera que o projeto ajude outras pessoas, uma vez que “há coisa que nunca mudarão mesmo com intervenção médica. Seu corpo é a sua casa e você não precisa amar tudo a respeito, mas precisa aprender a conviver com isso e aceita-lo. Ter fotos de pessoas trans nuas também desafia o que é um corpo ‘masculino’, ‘feminino’. Você literalmente não tem ideia do sexo de alguém apenas olhando para o corpo”.

Confira alguns cliques:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.