Pop e Art Pride Uncategorized

“Fazer cinema nesse momento de paralisia é um milagre”, diz Maria Luísa Mendonça

maria luisa
Eucir de Souza, Maria Luísa Mendonça, Zé Celso, Ricardo Bittencourt e Marcelo Drummond

Maria Luisa Mendonça é uma das estrelas do filme “Horácio”, do diretor Mathias Manguin, que acaba de entrar em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. Durante a pré-estreia na quarta-feira (19), no Espaço Itaú Augusta, em São Paulo, ela se reuniu com o elenco e falou sobre os desafios de ser artista, fazer cinema e lançar um filme em tempos políticos de desvalorização, desmonte e ameaça a cultura.

Vale dizer quem em 100 dias do governo Jair Bolsonaro (PSL) a arte já teve significativas perdas, que vão desde a extinção do Ministério da Cultura, desvalorização e desmonte de programas de incentivo à cultura, diminuição de orçamento para projetos teatrais, musicais, filmes, balés, edições de livros, entre outros. Diversas companhias, teatros e até museus estão ameaçados fechar.

“Conseguir fazer cinema e lançar um filme é milagre. É um momento de muita paralisia, um momento muito triste, mas a gente resiste e não vai parar nunca, senão a gente morre”, declarou ela com exclusividade ao NLUCON.

De acordo com a atriz, que no filme interpreta Petula, uma mulher que vive trancada em casa com o pai Horário (Zé Celso Martinez), um traficante de cigarros, a arte é extremamente importante para a história do país. “Um povo sem cultura é um povo sem história. Vivemos um momento muito difícil no Brasil, muito violento, de intolerância e a cultura sempre ajuda para que você veja a catarse, até para se libertar e não cometer. Eu torço”.

maria luisa mendonça
Maria Luísa Mendonça: “Um povo sem cultura é um povo sem história”

O ator Eucir de Souza diz que o momento atual traz dois sentimentos: a de que a arte precisa realmente resistir ainda mais, mas de que os artistas finalmente reencontraram o seu lugar. “A resistência é a essência da arte. Ao mesmo tempo em que é um momento difícil, eu sinto que a gente se encaixou no nosso lugar de novo, porque a gente é marginal mesmo, não é para batizado de boneca, como diz o diretor Marcio Aurelio. É um momento de muita luta e que eu sinto prazer por fazer parte”, declara.

Sylvia Prado também demonstra não se intimidar e frisa que o momento é “maravilhoso, porque vamos fazer tudo o que querem cortar da gente”. “É legal estar no cinema, estar no teatro, principalmente nessa hora que querem podar tudo, a gente vai lá e faz”, afirma.

Marcelo Drummond diz que é muito difícil ver, depois de tanto movimento e surgimento de companhias desde os anos 80, se deparar com uma política de desvalorização e desmonte da arte. Ele lamenta, dizendo que quem pode sair perdendo é o próprio público.

“A quem interessa a ignorância? Na verdade querem tirar o acesso popular à cultura. Querem deixar a cultura uma coisa de elite. E a quem interessa esse Brasil só de elite? A uma elite muito escrota. Porque tudo o que existe de prêmios, Lei Rouanet, Fomento, é para o público ter acesso a arte. Se tirar isso, os ingressos vão ficar caros e a população brasileira não vai poder pagar, só uma elite. E eu não sei o que fazer, a não ser tirar essa elite escrota do poder”, finaliza.

Eucir
Eucir de Souza: “Artistas reencontraram seu lugar”.

Assista ao bate-papo: 

SOBRE O FILME

“Horácio” é um drama com pitadas de humor que narra a implosão de uma família disfuncional ao longo de um único dia. O pai, Horácio (Zé Celso), contrabandista de cigarros, precisa fugir por causa de um juiz que decretou a sua prisão. O bandido se esconde na cobertura de um edifício no Bixiga, tradicional bairro de São Paulo, tranca Petula (Maria Luisa Mendonça), a sua filha de 40 anos, num quarto e a acorrenta na cama. Enquanto Petula tenta fugir com o seu amante Faraó (Ricardo Bittencourt), Horácio fantasia uma relação com Milton (Marcelo Drummond), o seu capanga predileto, que, por sua vez, está apaixonado por uma mulher jovem e misteriosa (Glamour Garcia).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.