Crianças com deficiência e condições raras ganham bonecas personalizadas e exalam fofura e autoestima

56427039_2251003348480582_1302213433944440832_n

A artesã e empreendedora norte-americana Amy Jandrisevits, de 45 anos, vem emocionando pais e filhos. Ela produz bonecos e bonecas personalizadas para crianças com algumas características ou especificidades, fazendo com que os pequenos consigam se ver e se orgulhar de serem exatamente como são.

As bonecas ganham as características da criança, que podem ter pintinhas pelo corpo, manchas, cicatrizes ou até mesmo a ausência de algum membro. A reação fofa das crianças com seus novos brinquedos pode ser vista na comunidade no Facebook.

O trabalho começou quando Amy trabalhava como assistente social em um hospital de oncologia pediátrica. Ela passou a usar bonecas personalizadas para mostrar às crianças o que aconteceria com elas durante as cirurgias ou tratamentos. As bonecas também contribuíam para elas expressarem suas emoções e sentirem-se mais seguras.

Com o tempo, artesã percebeu que havia uma grande procura pelos bonecos e decidiu abrir o negócio chamado de A Doll Like Me (Uma boneca como Eu, em português). Com as bonecas, ela espera mudar a narrativa dessas crianças para que elas se sintam menos diferentes, mais incluídas.  “As bonecas são uma maneira tangível de compartilhar gentileza e demonstrar aceitação. Essas crianças são perfeitas do jeito que são”, diz.

Os bonecos normalmente são vendidos por cerca de U$ 100, mas são dados gratuitamente para as famílias que não podem pagar por eles. Para a confecção há uma conta no GoFundMe, que já arrecadou mais de U$ 38.000. Ela afirma que não contrata ajuda para confeccionar porque prefere que seja uma experiência pessoal para cada pai e filho, não uma experiência de fábrica.

Veja algumas fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um comentário sobre “Crianças com deficiência e condições raras ganham bonecas personalizadas e exalam fofura e autoestima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.