Direito Pride Uncategorized

Ativistas travestis e mulheres trans ocupam banheiro da ALESP em protesto

foto_vinicius
Crédito: Luka França e Vinicius de Araújo

Por Por Millena Wanzeller

Ativistas travestis e mulheres transexuais ocuparam, nesta quinta (11), o banheiro da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Tratou-se de um protesto à declaração do deputado estadual Douglas Garcia (PSL), que no último dia 4 de abril, após discurso da Deputada Estadual Érica Malunguinho (PSOL), disse que a “tiraria a tapa de um banheiro feminino”.

As ativistas visitaram o gabinete de 94 deputados estaduais na ALESP, entregando a eles uma carta de repúdio à fala do Deputado Douglas Garcia, assinada por mais de 180 ONGs, pessoas físicas e parlamentares que se posicionam contra esse tipo de fala discriminatória.

“É fortalecer a visibilidade de uma pessoa não cisgênera, uma pessoa T, que pode ser travesti ou transsexual, ocupando um espaço, principalmente político, que infelizmente não é posto para a gente”, disse Jhoweny Orun de Miranda, integrante da Marcha das Mulheres Negras e do coletivo Transformação.

A manifestação foi organizada pelos movimentos negro e LGBTI, com a intenção de chamar atenção da ALESP para mostrar que a sociedade civil organizada está de olho na atuação dos parlamentares. “Para além da carta, a gente achava necessário ter uma resposta a essa Casa. Não é plausível um parlamentar vir e falar o que o Douglas Garcia falou enquanto parlamentar eleito”, disse Luka Franca, integrante do Movimento Negro Unificado (MNU).

Ao site Alma Preta, Erica Malunguinho destacou a importância do protesto. “Lindo de ver mais de 180 organizações e entidades se posicionando contrária, fazendo um manifesto, um repúdio em relação à violência, ao discurso de ódio e violência proferido pelo deputado”, contou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.