Ir para conteúdo

Quem é Pete Buttigieg, o primeiro candidato abertamente gay à presidência dos EUA

Election 2020 Pete Buttigieg, South Bend, USA - 14 Apr 2019

Pete Buttigieg chamou atenção internacional desde que oficializou a sua candidatura à presidência dos Estados Unidos em 2020. Tudo porque o jovem de 37 aninhos do Democratas seria o político mais novo a querer disputar a faixa presidencial e o primeiro abertamente gay – com direito a beijo no marido Chasten Glezmen ao lançar a candidatura.

“Me chamam de ‘Prefeito Pete’”, apresentou-se. “Sou um filho orgulhoso de South Bend (onde é prefeito, em Indiana)”, continuou. Mesmo sendo o mais jovem político a cargo, Pete acredita que tem todas as potencialidades para ser o presidente dos EUA. Ele já serviu na Guerra do Afeganistão, é tenente da Reserva da Marinha dos EUA, fala sete idiomas, estudou em Oxford e formou-se em história pela Universidade de Harvard.

Pete chegou a trabalhar em 2004 e 2005 como diretor de conferência da empresa de consultoria e estratégia internacional The Cohen Group, em Washington. De 2007 a 2010, foi consultor na McKinsey e Company. Ao sair, tentou concorrer ao cargo de tesoureiro do estado de indiana pelo Partido Republicano, mas recebeu 37,5% dos votos e perdeu para Richard Mourdock.

A carreira política teve início mesmo em 2011, aos 29 anos, quando se tornou prefeito de South Bend com 74% dos votos. Em 2015, foi reeleito com mais de 80% dos votos. À imprensa, ele afirma que os Estados Unidos precisam de uma “nova geração de líderes”. Bend conseguiu bastante popularidade por ter conseguido recuperar a potência da cidade, cuja economia implodiu quando gigantes automotivos como a Studebaker encerraram as fábricas nos anos 50 e 60.

Foi nomeado prefeito do ano pelo GovFrensh.com, ao lado do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Em 2014, foi chamado de “prefeito mais interessante que você já ouviu falar pelo The Washington Post. Já em 2016, o colunista Frank Bruni, do The New York Times, escreveu uma coluna elogiando a atuação de Pete e perguntando na manchete se ele poderia ser o primeiro presidente gay.

5b259d7d87af8.image
Pete e o marido Chasten Glezmen

Dentre seus feitos como prefeito, ele propôs um programa de desenvolvimento urbano, o Smart Streets, que visou melhorar o desenvolvimento econômico e a vivacidade urbana, além da segurança das estradas. Para moderação de tráfico, converteu ruas de mão única para ruas de mão e contramão. Também alargou calçadas, fez paisagismo de ruas, acréscimo de ciclovias e introdução de rotatórias. Tudo foi terminado em 2016. Criou ainda o larshow noturno na trilha do rio Rt Joseph, como arte público, e investiu 50 milhões nos parques da cidade, que estavam negligenciados há décadas.

Atualmente, em seu discurso, o candidato rebate o slogan de Donald Trump de que é prioridade “devolver a grandeza aos EUA”. Para Bend, não é possível vender “um mito” às comunidades rurais e industriais de que é possível parar ao tempo e voltar ao passado. “Agora é a hora, provavelmente a única vez na história americana, em que seria lógico para alguém da minha idade, com a experiência do Meio-Oeste industrial contribuir com algo que realmente possa ajudar os americanos”.

Na vida pessoal, ele é casado com Chasten Glezmen, que é professor, com quem mantém relacionamento desde 2015. A união é de conhecimento público e foi oficializada em 2018 em cerimônia privada na Catedral de St. James, centro de South Bend. Pete continua vivendo com o marido na mesma vizinhança em que cresceu, ao lado de dois cães resgatados, Truman e Buddy. No anúncio da candidatura, o político não se intimidou em dar um beijo no amado. O momento histórico rendeu calorosos aplausos.

Para além de uma candidatura histórica, é possível que o político tenha chances reais de vencer a disputa? Ainda é cedo para esboçar alguma possibilidade, mas vale dizer que a campanha já arrecadou mais de 7 milhões de dólares nos três primeiros meses deste ano e que Pete vem crescendo nas pesquisas de intenção de votos. Ainda está atrás do veterano Bernie Sanders, que é senador de Vermont, e do ex-vice-presidente Joe Biden, cuja candidatura ainda não foi anunciada pelos democratas. Boa sorte!

gettyimages-1142690107
Pete recebeu carinho do marido durante o anúncio da candidatura

Um comentário em “Quem é Pete Buttigieg, o primeiro candidato abertamente gay à presidência dos EUA Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: