Ir para conteúdo

Jogadora Marta defende que esporte é ferramenta poderosa na luta pela igualdade de gênero

marta-vieira-da-silva-joga-pelo-orlando-pride-e-pela-selecao-brasileira-de-futebol-feminino-ela-foi-eleita-a-melhor-jogadora-do-mundo-pela-fifa-por-seis-anos-e-e-embaixadora-da-boa-vontade-das-nacoes-1544736882660_
Mara Vieira da Silva, mais conhecida como Marta

Por Aline Eger

A jogadora de futebol Marta, eleita seis vezes melhor do mundo pela FIFA (um recorde entre mulheres e homens), vem ganhando cada vez mais destaque na luta pela igualdade de gênero. Desde julho de  2018 a atleta é embaixadora da Boa Vontade da ONU para mulheres e meninas, e acredita que o esporte é uma importante ferramenta na luta pela igualdade de gênero.

“No Brasil, meninas que passaram pelo programa One Win Leads Another, um programa conjunto entre a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e o COI, transformaram suas vidas e mudaram a realidade em torno delas. Temos histórias de meninas que completaram o programa e agora estão jogando em equipes profissionais”, disse a jogadora.

Em seu discurso no evento do COI  (Comitê  Olímpico Internacional), realizado em março deste ano, a jogadora foi aplaudida de pé ao relembrar sua trajetória e discriminações que sofreu: “Preconceito e falta de oportunidades me magoaram muitas vezes ao longo do caminho. Doeu quando os meninos não me deixaram jogar, doeu quando treinadores adultos de times adversários me tiraram de campeonatos porque eu era uma menina”.

Juntamente com a ONU, Marta assumiu o compromisso de alcançar a igualdade de gênero até 2030, mas a jogadora ressaltou que “há muito a ser feito em tão pouco tempo”.

Esse longo caminho encontra entre os obstáculos  o  financeiro. Haja vista que, apesar de estar no topo do ranking da FIFA, a jogadora ocupa o quinto lugar entre os salários das atletas femininas de futebol. Jogadora do Orlando Pride na NWSL, Marta recebe 340 mil euros (R$ 1 milhão e 495 mil) por temporada. Nada comparado aos 51,3 milhões por ano de Samuel Eto’O, jogador de futebol mais bem pago do mundo.

marta
Compromisso é alcançar a igualdade de gênero até 2030

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: