Ir para conteúdo

Fernanda Siccherolli, repórter cis do TV Fama, dá exemplo ao evitar pergunta indelicada a modelo transexual; assista

Fernanda siccherolli

A jornalista cis Fernanda Siccherolli conversou com exclusividade com o NLUCON e falou sobre os bastidores de seu trabalho no programa TV Fama, da Rede TV!, conhecido há quase 20 anos por trazer matérias com artistas famosos e celebridades.

Fernanda disse que seu perfil profissional é mais light e leve, comparado ao de muitos colegas, e que sempre se coloca no lugar do famoso em toda a entrevista, seja ela uma atriz global ou uma miss bumbum. Para ela, uma matéria de grande repercussão pautada na polêmica não está acima do respeito.

“(Quando recebo algumas pautas) eu não durmo e passo a noite pensando em como entrar no assunto de maneira delicada. De repente até converso com a pessoa antes e digo: ‘Você tem todo o direito de não responder. Mas eu preciso te perguntar’. Sempre tentando entrar no assunto de maneira leve”, afirma.

Um dos momentos ocorreu envolvendo a modelo Carol Marra, que é uma mulher transexual, e a famigerada pergunta envolvendo a cirurgia genital. Aliás, o questionamento constante da imprensa sobre a redesignação genital (popularmente conhecida como mudança de sexo) e qual é a genitália é uma das reclamações do movimento trans e travestis. Até porque nenhum jornalista fica regularmente perguntando sobre genitais de pessoas cis.

Assista:

“Carol é maravilhosa e estava lançando uma coleção de biquínis. Uma das questões que estava na minha pauta era perguntar sobre a cirurgia (genital) dela, se ela faria ou não. Aí a gente foi se conhecendo e ela me pediu para que não fosse tocado no assunto da cirurgia. Eu não perguntei nem o porquê. Na hora eu falei: não se preocupe, não será perguntado sobre isso”.

Fernanda diz que é diferente falar sobre um assunto em que a entrevistada não quer falar e que envolve várias questões pessoais e de preconceito, e falar sobre o mesmo assunto com pessoas que queiram falar sobre isso, vide Geisy Arruda, mulher cis que fez cirurgia íntima e estética no genital. Ela diz que sempre uma o feeling para saber diferenciar qual é o limite.

“Eu não vou chegar para a Carol Marra perguntar uma coisa delicada que mexe com tantas outras coisas, que mexe com o psicológico e emocional e tantas coisas sérias. Mas posso perguntar sobre isso para a Geisy, que fez uma cirurgia estética para rejuvenescer a periquita e que está aberta para falar sobre isso, inclusive falando que antes parecia uma couve-flor. São contextos diferentes, climas diferentes, que pesa e faz diferença, sim”.

Ao ser questionada qual é o limite entre o jornalismo de celebridades e a fofoca, a jornalista declara que está no próprio fazer jornalismo. “É quando a gente trabalha sério, apura a informação e tem uma responsabilidade grande. O jornalismo de celebridades é o mesmo do hard news, do jornalismo policial, do politico. A gente trabalha da mesma forma, mas a possibilidade de dar informações aleatórias é muito maior. Aí está o limite entre a informação correta e apurada, que é o jornalismo em si, e a fofoca”.

Um comentário em “Fernanda Siccherolli, repórter cis do TV Fama, dá exemplo ao evitar pergunta indelicada a modelo transexual; assista Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: