Mulheres negras vencem pela primeira vez os três principais concursos de Miss dos EUA

miss
Nia Imani Franklin, Kaliegh Garris e Cheslie Kryst

O universo das misses nos Estados Unidos está definitivamente representado pela beleza da mulher negra. Nos três principais concursos do país, Miss USA, Miss América e Miss Teen USA, todas as misses a levar a faixa e a coroa são mulheres negras.

Nia Imani Franklin, por exemplo, é a atual Miss América. No domingo (28), foi a vez da estudante Kaliegh Garris conquistar o título de Miss Teen USA 2019. No palco, ela falou sobre a pressão para mudar os seus cabelos e a decisão de desfilar com os cabelos naturais.

“Algumas pessoas disseram: ‘Você fica melhor com o cabelo liso’ ou ‘Você deveria colocar extensões e alisar o seu cabelo’. Eu me sinto mais confiante e confortável com o meu cabelo natural”, declarou.

the-new-miss-teen-usa-2172308
Kaliegh Garris: “Me sinto mais confiante e confortável com o meu cabelo natural”

Já a advogada Cheslie Kryst foi coroada Miss EUA na última quinta-feira (09). Ela representou o estado da Carolina do Norte e, além da beleza, conquistou os jurados ao falar se o movimento MeToo e Time’sUp, que denunciou casos de assédio no ambiente corporativo, foi longe demais.

“Não acho que eles tenham ido além. O que o MeToo e o Time’s Up estão fazendo é garantir que estaremos seguras inclusive nos nossos ambientes de trabalho. Como advogada, isto é exatamente o que quero para o meu país”, declarou.

Cheslie-Kryst-Miss-USA-North-Carolina
Cheslie Kryst acaba de ser coroada Miss EUA

Sendo assim, é a primeira vez que os maiores concursos de miss têm simultaneamente como vitoriosas mulheres negras, o que repercutiu na mídia internacional. Algo semelhante ocorreu em 2012 com duas misses, quando Nana Merjweather foi Miss EUA e Logan West conquistou o Miss Teen USA.

Ainda que concursos de misses sejam cada vez mais questionados, uma vez que incentiva a competição entre mulheres e colocam padrões de corpos e beleza, muita gente comemorou o feito. Tanto pela representatividade, pela valorização da beleza de mulheres negras e pela trajetória e discursos empoderadores das vencedoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.