Miss Brasil 2019, Júlia Horta defende presença de mulheres trans em concursos

25206665
A Miss Brasil 2019 Júlia Horta (Foto: Priscila Prade)

A Miss Brasil 2019 Júlia Horta, mineira de 25 anos, não pensa duas vezes em levantar diversas bandeiras em prol das mulheres. E isso inclui o debate em torno da presença de mulheres trans em concursos tradicionais de miss.

Para Júlia, mulheres trans tem o direito de competir em concursos ao lado de mulheres cis, afinal também são mulheres. “Mulher trans é mulher, então tem que estar em concurso para mulheres”, afirmou nas redes sociais.

A mineira referia-se também à presença inédita de Angela Ponce,  mulher trans no concurso Miss Universo no último ano. Angela foi eleita Miss Espanha e foi homenageada durante a cerimônia mundial. “Se eu perdesse para uma trans, não teria problema, pois teria sido merecido”, continuou a brasileira.

Júlia declara ainda que se considera feminista e incentiva a sororidade ao pedir apoio das mulheres, incluindo aquelas que acham que os concursos estimulam a competição. “A miss pode e deve ser feminista. Como uma representante da beleza e do empoderamento, a missa entra para apoiar essas causas”.

A miss diz que muita gente ainda confunde feminismo com femismo (ideologia que prega a superioridade do gênero feminino sobre o masculino). “O feminismo busca justamente essa igualdade que ainda não existe. A maioria das mulheres ganha menos que os homens. Sofremos assédio todos os dias nas ruas e o feminicídio é uma das maiores mortes do nosso país“, explicou.

Ao falar sobre as preparações para o Miss Universo, ela diz que está confiante e que pretende continuar com os cabelos curtos. “Eu amo meu cabelo, ele faz parte da minha personalidade. Me sinto muito mais bonita desde que cortei e fez parte também de um momento da minha vida em que eu estava num processo de autoconhecimento e que realmente foi decisivo: virei uma mulher muito mais empoderada e livre”.

O concurso ainda não tem data definida. Em 2018, ele ocorreu em dezembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.