Pride Realidade Uncategorized

Erica Malunguinho faz história (mais uma vez) ao ser a primeira mulher trans a presidir Assembleia Legislativa

erica malunguinho

A deputada estadual eleita Erica Malunguinho (PSOL-SP) mais uma vez fez história no último dia 30. Ela foi a primeira mulher trans a presidir uma assembleia legislativa no Brasil, na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O momento foi exibido ao vivo pela TV ALESP.

A conquista, que ocorreu no dia 30, foi rápida: apenas 30 minutos, conforme a ata. Mas ainda assim destacou a importância da deputada enquanto representante da população na política.

“Hoje, rapidamente presidi os trabalhos na mesa da Assembleia Legislativa de São Paulo. Esta é uma imagem icônica de um momento histórico”, escreveu Erica nas redes sociais ao divulgar a imagem.

Segundo a deputada, um visitante da Alesp que estava na plateia fez um discurso destacando a presença do povo com uma mesa presidida pela deputada. “Em alto e bom som, puxando aplausos, ele disse que aquela é a casa do povo, e eu ali sentada significava exatamente isso”, escreveu.

59157526_2279618015586459_6324330981058674688_n

Erica foi eleita no dia 7 de outubro com 55.233 votos. Foi a primeira mulher trans a conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, em mais de 180 anos de existência.

Em entrevista ao WhashingtonBlade, a deputada diz que o pioneiro é na verdade uma denúncia. “É inexplicável que eu seja a primeira trans eleita (para um congresso estadual), se pensarmos que a população trans existe desde o começo dos tempos. É absurdo que só tenhamos alcançado essa posição em 2019. Isso diz muito sobre como o campo político está atrasado, na presença dos mais diversos agentes da sociedade”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.