Ir para conteúdo

Desenho Arthur traz casamento gay e dá exemplo sobre como falar de diversidade na infância

59624837_428595917927362_2060307486930422036_n

A televisão norte-americana exibiu na última segunda-feira (13) uma cena histórica e bastante exemplar na 22ª temporada de animação Arthur, exibido pela PBS Kids e que até 2015 era exibido pela TV Cultura. Trata-se do casamento do professor Sr. Ratburn e o noivo.

É a primeira vez que o casamento entre pessoas do mesmo gênero/sexo é exibido em um programa infantil. E o melhor, foi retratado de maneira bastante natural, respeitosa e leve em um desenho tradicional de 20 anos. Um exemplo de como fazer sem preconceito.

Aliás, todo o drama envolvendo o episódio Mr. Ratburn and the Special Someone (Sr. Ratborn e Alguém Especial) não é sobre eles serem gays. É da surpresa dos alunos de descobrirem que os professores têm vida pessoal fora da escola. E que, sim, também podem namorar e constituir família.

“Quando eles vão para casa, eles apontam seus lápis, comem couve-flor e sonham com os deveres de casa”, reflete o personagem Buster. Eles acabam indo ao casamento do sr. Ratburn e, ainda que não saibam do noivo, ficam felizes com o acontecimento. Elas só ficam envergonhados quando flagram o casal dançando em um clima divertido.

Assista:

Outro desenho que incluiu um casal gay foi o remake She-Ra e As Princesas do Poder, exibido pela Netflix. O desenho traz o casal Lance e George, que são pais do Arqueiro. Relembre e assista clicando aqui.

No Brasil, o preconceito de que a comunidade LGBT é um erro, uma ameaça e que crianças podem se tornar LGBT só porque assistiram pessoas LGBT parece não ser superado. Isso fica evidente quando a ministra dos direitos humanos Damares Alves cogita, em tom de condenação e alerta aos pais, que a princesa Elsa, da Disney, fica sozinha porque é lésbica, em culto.

A especulação é mais uma viagem da ministra. Mas se fosse real, isso não deveria ser um problema…

Um comentário em “Desenho Arthur traz casamento gay e dá exemplo sobre como falar de diversidade na infância Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: